Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Kremlin diz que ucranianos sofrerão se Europa enviar tanques à Ucrânia

Placeholder - loading - Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante entrevista coletiva em Moscou 22/12/2022 Sputnik/Valeriy Sharifulin/Pool via REUTERS
Porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, durante entrevista coletiva em Moscou 22/12/2022 Sputnik/Valeriy Sharifulin/Pool via REUTERS

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin disse nesta segunda-feira que o povo ucraniano sofrerá se o Ocidente enviar tanques para apoiar Kiev, enquanto a questão sobre se os tanques Leopard de fabricação alemã serão transferidos para a Ucrânia continuava sem solução.

Os Estados Unidos e seus aliados não conseguiram, durante as conversações da semana passada na Alemanha, convencer Berlim a fornecer seus tanques de batalha Leopard para a Ucrânia, uma exigência chave de Kiev ao tentar dar um novo impulso em sua luta contra as forças russas.

Berlim disse que, caso se chegasse a um consenso, permitiria aos aliados transferir os Leopards de seus próprios arsenais para a Ucrânia. Mas mesmo isso parecia ser inconclusivo.

Perguntado sobre o assunto em uma coletiva de imprensa diária na segunda-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que as divisões na Europa sobre o fornecimento de tanques para Kiev mostraram que havia um 'nervosismo' crescente dentro da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

'Mas é claro que todos os países que participam, direta ou indiretamente, do envio de armas à Ucrânia e do aumento de seu nível tecnológico são responsáveis (pela continuação do conflito)', acrescentou Peskov.

'O principal é que é o povo ucraniano é quem pagará o preço por todo esse pseudo-apoio', disse ele.

No início da segunda-feira, o primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, disse que seu país poderia enviar tanques Leopard para a Ucrânia como parte de uma coalizão de países, mesmo sem a permissão da Alemanha.

A Alemanha não se interporia no caminho se a Polônia enviasse seus tanques Leopard 2, de fabricação alemã, para a Ucrânia, disse a ministra das Relações Exteriores alemã, Annalena Baerbock, no domingo em uma entrevista ao canal de televisão francês LCI.

(Reportagem da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. kremlin diz que ucranianos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.