Lado Pessoal: Millena Machado Entrevista Ciro Lilla
Em uma conversa no formato descontraído, conheceremos aspectos importantes da vida de um dos maiores executivos do país
Publicada em
Nesta semana, em mais um episódio do podcast Lado Pessoal, a apresentadora Millena Machado conversou com Ciro Lilla. Atualmente, ele é um dos executivos mais influentes no mundo dos vinhos do país. Em um papo descontraído e acolhedor, o empresário deu um panorama sobre sua vida, hábitos e costumes, revelando quem é para além do lado profissional.
Nosso podcast busca conversar com grandes nomes do mundo corporativo e entender como essas pessoas costumam pensar, como decidem e o que os inspira para continuar desenvolvendo suas atividades.
Este podcast é patrocinado pela Puc-Campinas! Confira os novos cursos da universidade: Puc-Campinas Lança 8 Novos Cursos De Especialização.
Antes mesmo de iniciar o bate-papo, Ciro nos disse o motivo que escolheu a música “Hier encore” de Charles Aznavour. “Eu escolhi essa música porque ele é um cara que imaginou chegar aos 50/60 anos e lamenta tudo que passou na vida. A vida tinha passado, ele tinha perdido oportunidades, as lágrimas dele haviam congelado e o amor tinha ido. Isso é muito comum que o jovem ache que quando fique mais velho a vida seja assim, e comigo não foi assim”, contou.
Ainda acrescentou: “Quando eu fiz quarenta anos, eu fiz uma festa grande de aniversário com todos os meus amigos que têm quase a mesma idade. Eu distribuí a letra e falei: ‘Comigo não aconteceu nada disso. Minhas lágrimas não congelaram, meus amigos não se foram e meus amores não partiram’. Foi muito inspirador e uma choradeira total”.
Com 74 anos, Ciro conta que está em uma das melhores fases de sua vida. Para inspirar as gerações mais jovens ele explica que nada na verdade acaba. Você vai desenvolver interesses durante a vida toda, isso depende de você. Com toda sinceridade ele diz: “Eu tive uma vida feliz e estou numa fase muito feliz”.
Leia: Dreams: Conheça Mais Sobre A Canção Do Fleetwood Mac
Carreira
Engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Lilla começou a desenvolver uma grande paixão pelos vinhos. Mas antes disso, com a companhia de sua família, ele criou uma máquina que auxiliava na produção de café com apenas 20 anos.
Anos depois, na época em que estava recém-casado, ele foi a livraria Cultura do conjunto nacional na Avenida Paulista e comprou a enciclopédia “Larousse de vinhos”. Mas a questão é que ninguém consegue aprender apenas lendo. “Eu comecei a ler as 14 horas e as 19 já era fanático por vinhos, e essa paixão não me deixou nunca mais. Eu me encontrei totalmente naquele mundo. Tem história, tem viagens, tem pessoas, tem variedades e desafios. Eu me encontrei muito no vinho”, compartilhou sobre como essa conexão que dura a anos começou.
Com muita dificuldade a se desenvolver na área, Ciro teve que aprender a maioria das coisas sozinho. com muito estudo e esforços, ele conseguiu ganhar visibilidade. “Quando eu comecei no vinho há quase 50 anos atrás não tinha nada no Brasil. Não tinham livros e não tinham cursos . E na minha visão, as pessoas que entendiam de vinho, não queriam que os outros entendessem”, refletiu o presidente do grupo Mistral.
Também veja: Artista Da Semana: Depeche Mode É Destaque Na Programação
Organização
Ciro atualmente ocupa o grande cargo de presidente do grupo Mistral, um dos maiores nomes quando pensamos em catálogos de vinhos no país. “Eu tinha muito medo de quando eu comprei a Mistral de perder a paixão pelo vinho. O que aconteceu foi que eu não perdi a paixão como ganhei outra paixão pelo negócio do vinho. Eu curto muito a vida que eu levo. Eu costumo dizer que administrar os negócios é o mesmo prazer que os meus netos têm dos joguinhos. O meu joguinho é administrar a Mistral”, contou sobre o desenvolvimento na carreira.
A organização propõe o encontro com os vinhos do mais alto nível. Trata-se da melhor e mais completa seleção de vinhos disponível no Brasil. Muitos destes vinhos são raridades dificilmente encontradas até mesmo em seus países de origem.
Sobre o seu quadro de funcionários ele brinca que parece um conto de fadas e todos que chegam depois costumam estranhar muito: “Mas é verdade. As pessoas chegam lá e encontram quem está lá há 20 ou 30 anos. Eu costumo dizer que a Mistral é um buraco negro, você entra e não saí mais. Todo mundo adora trabalhar lá. O que me dá mais satisfação não é o que foi conseguido, mas sim como foi conseguido”, compartilhou.
Leia: Playlist Antena 1: As 10 Melhores Músicas Do Maroon 5
Vida Pessoal
Ao ser questionado sobre quais são seus tipos de vinho favoritos ele diz: “O que eu gosto dos vinhos é exatamente a diversidade. É incrível como com a mesma matéria prima você possa fazer tantos vinhos diferentes. Dito isso, eu não tenho tanta preferência nos tintos. Já nos brancos eu tenho preferência. Eu prefiro os vinhos produzidos com a uva chardonnay, e dentre os produzidos com chardonnay pelo mundo, eu prefiro os produzidos na Borgonha, e aqueles que se parecem com ele pelo mundo”.
Além de tudo, com uma carreira brilhante e uma grande companhia em suas mãos, Ciro há muitos anos se dedica à escrita. Ele é o autor do livro "Introdução ao Mundo do Vinho", que já está em sua quinta edição.
A primeira edição foi publicada 16 anos atrás, e ao longo do tempo, o livro se tornou um clássico para aqueles que querem descobrir o mundo do vinho pela primeira vez, ou revisitar as uvas e regiões produtoras. Em uma linguagem simples e direta, o livro percorre os principais temas com leveza e informação. Ciro Lilla busca descomplicar o mundo do vinho, esclarecendo os mitos que assustam os iniciantes.
Gostaram? Tudo isso é só o começo! Quer saber mais sobre a vida de Ciro Lilla, um dos executivos mais influentes no mundo dos vinhos do país? Então clique aqui e escute o podcast.
Confira: Feliz Dia Nacional Do Rádio: Relembre A Trajetória Em Solo Brasileiro
SALA DE BATE PAPO