Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líder da oposição em Belarus pede novos protestos e recontagem de votos

Placeholder - loading - Manifestante protesta contra resultado de eleição presidencial em Belarus 13/08/2020 REUTERS/Vasily Fedosenko
Manifestante protesta contra resultado de eleição presidencial em Belarus 13/08/2020 REUTERS/Vasily Fedosenko
Ver comentários

Publicada em  

Por Andrei Makhovsky

MINSK (Reuters) - A líder da oposição em Belarus Sviatlana Tsikhanouskaya pediu mais protestos pacíficos nesta sexta-feira e fez um apelo a seus apoiadores para que assinem uma petição online que exige uma recontagem dos votos da eleição presidencial, que acredita que foi fraudada.

Em um vídeo publicado no YouTube, Tsikhanouskaya, que está na vizinha Lituânia, também pediu aos apoiadores que exijam uma investigação oficial sobre as alegações de que a votação de domingo foi fraudada.

Também nesta sexta-feira, o governo começou a libertar milhares de manifestantes detidos em meio a uma repressão violenta depois de emitir um pedido de desculpas raro na tentativa de apaziguar os protestos de âmbito nacional, que atualmente representam a maior ameaça ao presidente Alexander Lukashenko em seus 26 anos no poder.

Ao menos dois manifestantes morreram, e cerca de 6.700 foram detidos na operação repressiva.

Mas uma nova rodada de protestos começou na manhã desta sexta-feira, quando pessoas formaram cadeias humanas na capital, Minsk, e a pressão exterior contra Lukashenko cresceu.

Ministros das Relações Exteriores da União Europeia devem realizar uma reunião de emergência ainda nesta sexta-feira para debater possíveis sanções novas.

Ursula von der Leyen, a chefe da Comissão Europeia, o Executivo do bloco, tuitou:

'Precisamos de sanções adicionais contra aqueles que violaram valores democráticos ou abusaram dos direitos humanos em Belarus. Tenho confiança de que o debate de hoje dos ministros das Relações Exteriores da UE demonstrará nosso apoio firme aos direitos do povo de Belarus a liberdades fundamentais e à democracia'.

A chanceler alemã, Angela Merkel, exigiu a libertação incondicional e imediata dos manifestantes detidos, disse seu porta-voz.

Segundo uma citação da agência de notícias oficial BelTA, o chanceler bielorrusso, Vladimir Makei, disse nesta sexta-feira que seu país está pronto para um 'diálogo construtivo e objetivo' com seus parceiros estrangeiros no tocante a eventos ligados à eleição presidencial e seus desdobramentos.

Em seu vídeo, Tsikahnousakaya pediu diálogo e protestos pacíficos.

'Precisamos deter a violência nas ruas das cidades bielorrussas. Conclamo as autoridades a detê-la e a iniciar o diálogo.'

'Peço aos prefeitos de todas as cidades, em 15 e 16 de agosto, para agirem como organizadores de reuniões em massa pacíficas em cada cidade grande ou pequena', disse.

Manifestantes dizem que o fato de Lukashenko ter recebido oficialmente 80% dos votos mostra que a eleição foi profundamente manipulada.

(Por Andrei Makhovsky e Vasily Fedosenko em Minsk; reportagem adicional de Alexander Marrow e Maria Kiselyova em Moscou, Gabriela Baczynska em Bruxelas e Anna Ringstrom em Estocolmo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

14 H
  1. Home
  2. noticias
  3. lider da oposicao em belarus …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.