Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mais um estudo atesta que atividade física pode prevenir a depressão

Até mesmo exercícios leves já fazem a diferença.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Mais um estudo atesta que atividade física pode prevenir a depressão"
Ver comentários

Publicada em  

Pergunte a qualquer um que já tenha se sentido melhor depois de um treino e eles lhe dirão que exercícios e saúde mental estão relacionados. E a ciência reforça essa sensação. Mas o exercício realmente previne a depressão ou as pessoas que não têm depressão são mais propensas a serem ativas?

Um novo estudo, publicado no JAMA Psychiatry, lança alguma luz sobre essa questão. Usando dados genéticos de mais de 600 mil adultos inscritos em vários estudos de associação genômica, os pesquisadores descobriram mais evidências do que nunca que a atividade física desempenha um papel importante na redução do risco de depressão.

Os pesquisadores analisaram os genomas das pessoas, suas histórias médicas de depressão e sintomas depressivos e quanta atividade física eles praticavam (conforme medido por rastreadores de aptidão vestíveis e auto relatos). Ao comparar essas informações, eles identificaram muitas variantes genéticas ligadas à probabilidade de uma pessoa se exercitar e outras associadas à probabilidade de uma pessoa desenvolver depressão.

As pessoas que tinham marcadores genéticos ligados a uma maior probabilidade de se exercitar eram menos propensas a desenvolver depressão, mas as pessoas com marcadores de depressão não eram menos propensas a se exercitar. Essa descoberta, dizem eles, sugere que o exercício pode proteger contra a depressão, mas a depressão não faz com que alguém seja menos propenso a se exercitar.

Ainda não está claro como o exercício pode alcançar esses efeitos, no entanto, os pesquisadores têm teorias. Exercícios rigorosos, como levantamento de peso e corrida, podem aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, alterando potencialmente sua estrutura e composição celular. O exercício também pode desencadear a liberação de endorfinas que aumentam o humor. A ênfase da ioga no trabalho da respiração e na atenção plena também pode desempenhar um papel importante.

Mas você não precisa de exercícios pesados para ver a diferença. A pesquisa está descobrindo que mesmo pequenas quantidades de exercícios melhoram a saúde física e mental. "Se em vez de ficar sentado por 15 minutos você correu por 15 minutos, ou se em vez de ficar sentado por uma hora você andou rapidamente por uma hora, esse é o nível de atividade que pode realmente fazer a diferença", diz o co-autor Dr. Jordan Smoller, diretor da Unidade de Genética Psiquiátrica e Neurodesenvolvimento do Massachusetts General Hospital.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. mais um estudo atesta que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.