Mariah Carey e Ariana Grande: Duas gerações de Vozes do Whistle
Conheça como a influência da diva do natal moldou a carreira musical da atriz
Publicada em
Desde quando Ariana iniciou sua carreira musical, ela recebeu comparações com a voz assobiada de Mariah Carey, o chamado “whistle register” (registro mais agudo da voz humana). E lá em 2013, a cantora admitiu aos fãs que Mariah era exatamente quem ela queria ser. “Ela é uma inspiração – é a maior vocalista feminina – então foi um elogio, sem dúvida. Mariah e Whitney Houston foram minhas deusas ao crescer”, disse ela.
Além de alguns pontos em comum nas suas trajetórias, a Ariana já demonstrava ter um controle e alcance vocal de cinco oitavas semelhante ao da diva, incluindo seus falsetes. Sem contar que ambas as artistas têm origens enraizadas na música Pop e R&B, sendo a Mariah frequentemente creditada por moldar o som Pop-R&B moderno e abrir o caminho para Ariana seguir seus passos com um toque de teatro musical.
E foi exatamente essa inspiração clara que acabou indiretamente promovendo o primeiro disco de Ariana, já que todos queriam saber se a cantora realmente ia bancar essa referência. Curiosamente, as artistas tinham a mesma idade no lançamento de seus discos de estreia. Aos 20 anos, a estrela de Wicked estava lançando “Yours Truly” (2013), enquanto 23 anos antes, com a mesma idade, Mariah lançava o seu disco de estreia auto-intitulado.
Mas a amizade nem sempre reinou entre as duas artistas. Como a atriz começou a ganhar destaque como cantora após postar um cover de “Emotions” no Youtube em 2012, a crítica da época falava que ela operava “à sombra de um gigante” e que não se comparava a Mariah. Até a própria diva negou publicamente a semelhança ao falarem que a Ariana era uma “Mariah mais nova”. “Em primeiro lugar, ainda sou jovem e desconsidero os números. Numericamente falando, parei de contar aos 17 anos”, disse a artista.
Com o passar dos anos, porém, essa espécie de “rivalidade” entre as duas foi se cessando. Até que, em 2020, Mariah Carey chamou Ariana Grande e Jennifer Hudson para participar de uma nova versão de “Oh Santa!”, que fez parte do seu especial de natal daquele ano. Essa foi a primeira vez que o público pôde ver as grandes vozes do whistle harmonizando uma nota de falsete juntas.
Já em fevereiro deste ano, Ariana realizou mais um sonho ao convidar a rainha do natal para participar do remix de “Yes, And?”, o principal single do seu último álbum de estúdio. Em uma entrevista recente sobre o seu novo filme “Wicked”, a atriz chamou Mariah de a “rainha de sua vida” e uma de suas colaborações musicais favoritas.
Veja também:
ARIANA GRANDE DEIXARÁ DE SER CANTORA?
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO