Medvedev diz que envio de força britânica à Ucrânia seria declaração de guerra
Publicada em
MOSCOU (Reuters) - O ex-presidente russo Dmitry Medvedev disse em uma postagem no Telegram na sexta-feira que o envio de qualquer contingente militar britânico para a Ucrânia seria uma declaração de guerra contra a Rússia.
Medvedev, agora vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, fez os comentários em resposta a uma visita do primeiro-ministro britânico Rishi Sunak a Kiev para anunciar um aumento no financiamento militar para ajudar a Ucrânia a comprar novos drones militares.
“Espero que os nossos eternos inimigos – os arrogantes britânicos – compreendam que enviar um contingente militar oficial para a Ucrânia seria uma declaração de guerra contra o nosso país”, escreveu Medvedev no Telegram.
Medvedev, cujas frequentes e duras declarações públicas, segundo os diplomatas, dão uma indicação do pensamento no comando do Kremlin, também perguntou como o público ocidental reagiria se a delegação de Sunak fosse atacada por munições de fragmentação, como ele disse ter acontecido na cidade de Belgorod, no sul da Rússia.
Belgorod, que fica perto da fronteira ucraniana, foi atingida por foguetes e drones nos últimos meses, com 25 pessoas mortas em um ataque em 30 de dezembro.
(Por Felix Light)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO