Mercado automotivo poderá ser 86% eletrificado até 2030, segundo estudo
Instituto Rocky Mountain prevê queda do preço das baterias favorecendo a venda de carros elétricos ao redor do mundo
Publicada em
Superesportivos e modelos clássicos das últimas décadas reinventados com motores elétricos, ônibus à bateria integrando sistemas de transporte público , e até mesmo scooters e mini-carros eletrificados sendo apresentados! Estes são apenas alguns indícios de uma mobilidade urbana cada vez mais sustentável!
E com a queda do preço das baterias, prevista para os próximos anos, o Instituto Rocky Mountain, dos Estados Unidos, indicou que até o final da década, possivelmente 86% do mercado automotivo internacional será composto por carros elétricos.
Em 2020, a venda de carros elétricos representava apenas 5% das quotas de mercado. Em 2022, no entanto, o número saltou para 14%. Assim, considerando a constante expansão do mercado chinês e as políticas em prol do desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis defendidas por empresas, como a Volvo e a BMW, por exemplo, a tendência é um crescimento ainda mais acelerado para os próximos anos.
Hoje, grandes fábricas multinacionais continuam investindo milhões de dólares para diminuir os custos de produção e aprimorar, rotineiramente, o desempenho, a autonomia e a vida útil das baterias eletrificadas.
Com isso, o número de carros elétricos vendidos ao redor do mundo segue crescendo mês após mês! Somente na Alemanha, por exemplo, quase 2 milhões de automóveis eletrificados foram registrados, em 2023. A Noruega, por sua vez, já apresenta cerca de 71% do seu mercado tomado por motores elétricos.
Assim, o mercado internacional prova permanecer aberto às possibilidades de um futuro zero emissão e, com isso, saltos na porcentagem de carros elétricos vendidos em relação ao todo deverá continuar subindo até tornar-se maioria, em 2030.
Veja também:
MOTOCOMPACTO: CONHEÇA A NOVA SCOOTER ELÉTRICA DOBRÁVEL DA HONDA
SALVADOR INAUGURA MAIOR TERMINAL DE RECARGA DE ÔNIBUS ELÉTRICOS DO BRASIL
SALA DE BATE PAPO