Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Militares se mobilizam para proteger indígenas da Covid-19 na Amazônia

Placeholder - loading - Militares das Forças Armadas descarregam suprimentos de helicóptero em Boa Vista, Roraima 30/06/2020 REUTERS/Adriano Machado
Militares das Forças Armadas descarregam suprimentos de helicóptero em Boa Vista, Roraima 30/06/2020 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

Por Leonardo Benassatto e Adriano Machado

BOA VISTA (Reuters) - Os militares brasileiros entregaram equipamentos de proteção e remédios a comunidades indígenas isoladas da Amazônia na fronteira com a Venezuela na terça-feira de helicóptero e examinaram índios assustados para detectar a Covid-19.

Nenhum teve diagnóstico positivo nos exames rápidos de punção digital, mas a pandemia de coronavírus ameaça dizimar dezenas de tribos da Amazônia que não têm imunidade para doenças externas e cuja vida comunitária impede o distanciamento social.

A operação para ajudar os ianomâmis que moram na maior reserva do país visa rebater as críticas de que o governo do presidente Jair Bolsonaro não está fazendo o suficiente para proteger os indígenas do contágio.

'Essa operação, que é feita em conjunto com todas as Forças Armadas, tem a principal importância em rastrear, fazer o rastreamento através do teste da Covid nas aldeias (ianomâmis) aqui próximas', disse o capitão e médico naval Jarbas de Souza.

O Exército transportou suprimentos de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, em um helicóptero Blackhawk a um posto de fronteira dos militares nas profundezas da floresta tropical – caixas de máscaras, álcool em gel, aventais, luvas, exames e remédios, incluindo 13.500 comprimidos do polêmico medicamento antimalária cloroquina.

Apreensivos, ianomâmis e iecuanas descalços, mas com máscaras, fizeram fila para serem examinados ou vistos por médicos para tratar de outras questões de saúde em um vilarejo próximo. Bebês choraram depois das punções digitais.

'Como a sociedade, eles (indígenas) têm medo! É um vírus desconhecido para eles, para nós também, muitos preferiram se isolar sem ter contato ou com a saúde (equipes médicas), como forma de prevenção, então vemos que têm medo', explicou Elaine Maciel, do escritório regional da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Maciel disse que os iecuanas, que têm acesso à internet e estão mais a par da gravidade da pandemia de coronavírus, foram os que mais recearam os contatos, enquanto os ianomâmis interagiram com facilidade, trocando presentes com os forasteiros – no caso, seu artesanato por barras de sabão e pilhas.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, um general aposentado do Exército, visitará a operação no posto de fronteira de Auaris nesta quarta-feira.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. militares se mobilizam para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.