MODA NO METAVERSO: ENTENDA MAIS SOBRE A ASCENÇÃO DO METAFASHION
O metaverso impulsionou as marcas para o futuro de maneira intencional e significativa
Publicada em
A moda virtual e digital vem se transformando e conquistando cada vez mais seu espaço. Seja em colaborações de casas de luxo com jogos de videogame com o Fortnite, ou em desfiles de moda digitais, que aconteceram principalmente por causa da pandemia. A moda está onde as pessoas estão, por isso não é surpresa que a moda no Metaverso esteja se tornando realidade.
Para nos aprofundarmos mais no assunto, primeiro precisamos entender o significado das expressões ‘Metaverso’ e ‘NFTS’.
O que é Metaverso?
A ideia do conceito Metaverso representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em alguns casos ficcional, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão de modo digital.
Basicamente, não é algo concreto, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso, incrível, não é?
O termo ficou ainda mais em alta, quando o Facebook anunciou em 2021 a meta de se tornar uma “empresa de metaverso” em até cinco anos.
O que é NFTs?
Os NFTs, sigla em inglês para “non-fungible tokens”, que são “tokens não fungíveis” traduzidos para o português, são um tipo de investimento digital, que só existe no mundo digital.
São diferentes tipos de “produtos” criados por diversos tipos de pessoas, que são colocados à venda. Após efetuar a compra e adquirir esse “produto”, se tornam, de certa forma, propriedade exclusiva do investidor.
Por meio do sistema de blockchain, a pessoa que possuir uma obra digital, o tal do “produto”, terá um código, onde fideliza e assegura que a compra será apenas do comprador.
Um bom exemplo do que são NFTs no mundo da moda digital, são os tênis virtuais lançados pela Gucci no início do ano de 2021, totalmente virtual. O item pode ser adquirido no aplicativo da grife italiana por US$ 12, e é o resultado de uma parceria com a Wanna, empresa de moda especializada no marketing em realidade aumentada.
O modelo foi desenhado por Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci, especialmente em ambientes virtuais. Seu lançamento é parte da iniciativa “Gucci Sneaker Garage”, a nova seção no aplicativo da companhia.
Após a compra do Gucci Virtual 25, é possível visualizar o tênis diretamente nos pés por meio do aplicativo Wanna, além de também ser possível usar em outros ambientes virtuais parceiros, como Roblox e VRChat.
Confira:
Outro exemplo recente, são as MetaBirkins – interpretações virtuais da bolsa mais almejada e cara do mundo.
Como citamos acima, jogos de videogame como o Fortnite também abraçaram trazer o mundo da moda para o digital. Recentemente, a Balenciaga lançou uma coleção dentro do jogo, com skins e peças que podem ser compradas tanto no físico como digital.
As inovações não pararam por aí, na coleção seguinte, a marca apresentou mais uma vez sua coleção dentro de um videogame, que recebeu o nome Afterworld: The Age Of Tomorrow. Confira as coleções:
Como podemos ver, o metaverso é o próximo grande investimento da moda, provavelmente impulsionando as marcas para o futuro de maneira intencional e significativa.
A moda digital está atualmente no centro da comunidade blockchain, pois eles veem o valor dos recursos avançados que vêm dos exemplos de superação das adversidades na mão de obra informatizada e no espaço NFT.
Compras digitais
Principalmente por conta da pandemia, marcas e grandes eventos de moda se tornaram virtuais, e o mesmo aconteceu com as roupas. Não apenas para varejistas e marcas de luxo, priorizando o comércio eletrônico, lançaram os showrooms digitais.
Atualmente, já não é mais preciso tentar imaginar para visualizar as peças de roupa no seu corpo, agora elas podem interagir virtualmente com qualquer peça de roupa. É possível dar uma olhada em 360 graus em um produto.
Veja também: NEW KIDS ON THE BLOCK LANÇA NOVO VÍDEO DE “BRING BACK THE TIME”
THE WEEKND: “SAVE YOUR TEARS” É O SINGLE MAIS VENDIDO DO MUNDO EM 2021
SALA DE BATE PAPO