'Moonage Daydream': documentário sobre a carreira de David Bowie estreia hoje
Com lançamento mundial previsto para setembro de 2022, filme será estreado durante o Festival de Cinema de Cannes
Publicada em
O documentário 'Moonage Daydream', que conta com arquivos pessoais de David Bowie, ganha seu primeiro trailer. Nele, o cantor reflete sobre o sentido da vida em imagens inéditas que estrearão hoje (23), durante o Festival de Cinema de Cannes - o lançamento mundial acontecerá em setembro, com datas a serem confirmadas.
Confira o vídeo abaixo, onde é possível ouvir Bowie dizendo: “É o que você faz na vida que é importante, não quanto tempo você tem”
“Moonage Daydream” foi dirigido por Brett Morgen, também responsável por “Kurt Cobain: Montage of Heck, Jane”. O objetivo do longa é entregar uma experiência imersiva aos espectadores, com “imagens sublimes e caleidoscópicas, imagens de arquivo pessoal, performances invisíveis” envoltas pelo talento de Bowie.
A coleção de materiais inclui desenhos, gravações, filmes e diários nunca antes vistos. Além disso, a equipe de som conta com o produtor musical Tony Visconti, amigo e colaborador de Bowie, e com o vencedor do Oscar Paul Massey, responsável pelo longa documental “Bohemian Rhapsody”.
O diretor passou quatro anos montando o filme e outros 18 meses projetando a paisagem sonora, animações e paleta de cores.
Sob o selo da Universal Studios, o filme é o primeiro a receber apoio do David Bowie Estate, que deu a Morgen acesso sem precedentes à coleção de arquivos. Além disso, a reunião presenteou Morgen com mais de cinco milhões de ativos em 2017.
Não importa quanto tempo passe, o legado de Bowie será lembrado e comemorado. Apenas em 2022, a Antena 1 celebrou o artista diversas vezes. Confira:
Show Tributo a David Bowie
David Bowie foi homenageado em um novo espetáculo tributo no maior planetário do Reino Unido. O National Space Center recebeu a banda “David Live” para quatro apresentações nos dias 20 e 21 de maio de 2022.
Além dos artistas que incorporaram o legado de David Bowie, os shows foram uma verdadeira explosão audiovisual. As imagens projetadas pelas paredes do planetário foram fornecidas pela NASA. A agência estadunidense trará uma projeção em 360 graus com imagens que foram filmadas durante a jornada da missão Apollo 17 no ano de 1972.
A tracklist do show também seguiu essa proposta, nos quais a banda performou canções da era de Bowie como, a “The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars'”.
David Bowie ganha nova estátua no Madame Tussauds
O cantor David Bowie ganhou uma nova estátua de cera no tradicional Madame Tussauds de Londres. A atração faz parte da seção “Festival de Música” e retrata o artista em sua icônica era Ziggy Stardust.
Essa não é a primeira vez que David Bowie é eternizado em forma de estátua na maior e mais tradicional franquia de museus de cera do mundo, o Madame Tussauds.
No ano de 1983, o artista, na época com 36 anos, foi escolhido para integrar o portfólio do museu londrino. Naquela altura, o próprio David esteve envolvido no processo de criação. Ele forneceu suas medidas, detalhes de seus traços, dados pessoais e muito mais. Tudo isso para trazer o máximo de vivacidade à estátua.
O artista foi retratado em sua era de "Let’s Dance".
Imagem de conteúdo da notícia "David Bowie ganha nova estátua no Madame Tussauds de Londres" #2
Já nesse ano de 2022, David Bowie completaria 75 anos, e o Madame Tussauds de Londres achou esse o gancho perfeito para renovar a imagem do artista. Dessa vez, a era retratada é a Ziggy Stardust.
A estátua de cera já está aberta para a visitação do público e o anúncio foi feito através das redes sociais do museu: “há uma estrela à espera em nossa nova seção Festival de Música”.
Confira:
David Bowie é o artista de vinil mais vendido do século XXI
Nesta semana, primeira quinzena do ano de 2022, o falecido músico britânico, David Bowie, foi considerado o artista de vinil mais vendido do século 21.
Se aproximando ao número de 600 mil cópias vendidas, mais especificamente 582.704, suas obras o fizeram superar a marca de 535.596 vendas da banda britânica Beatles.
Os dados foram divulgados pelo analista de gráfico Alan Jones, da Music Week, plataforma comercial mensal que fornece dados para a indústria fonográfica do Reino Unido. De acordo com os mesmos gráficos de 2020, os mesmos dois artistas lideram o ranking, sendo Bowie com 134.237 vendas e a banda britânica com cerca de 113.613.
Em contrapartida, tendo como base as 10.000 maiores vendas de vinil do ano passado, 2021, David ficou em terceiro lugar (53.181) atrás dos Beatles (58.567) e Taylor Swift (56.917).
Contudo, o cantor britânico, está a frente no vinil nos dois primeiros anos da década até agora, graças a campanha de reedições extremamente bem-sucedida, aparentemente.
Além disso, as informações também constam no Official Charts Company, organização profissional que compila várias tabelas musicais oficiais do Reino Unido, na qual os álbuns “Hunky Dory” (1971) e “Toy (Toy Box)” (2021) se posicionam, respectivamente, em primeiro e segundo lugar no ranking dos maiores álbuns de vinil da semana do Reino Unido, com base nas vendas em um período de sete dias.
Veja também:
SALA DE BATE PAPO