Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre cartão de vacina

Placeholder - loading - Ex-presidente Jair Bolsonaro  26/03/2025 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ex-presidente Jair Bolsonaro 26/03/2025 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) -O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu nesta sexta-feira arquivar a investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por fraude no cartão de vacinação, após manifestação na véspera da Procuradoria-Geral da República (PGR) defendendo o fim da apuração.

O caso era apenas um dos que tramitam no Supremo contra o ex-presidente, que nesta semana virou réu na Primeira Turma do STF acusado de ter liderado uma tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro ainda é alvo de investigação sobre a suposta apropriação de joias recebidas do governo saudita.

Ao aceitar o parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, no caso do cartão de vacina, Moraes entendeu que a legislação proíbe que uma denúncia seja recebida baseando-se apenas nas declarações de um colaborador premiado.

Uma acusação criminal tem de estar lastreada em 'provas autônomas e independente, além de informações surgidas a partir da colaboração devidamente ratificadas por outras provas', disse Moraes em sua decisão, vista pela Reuters.

'Assim, nesses termos, tendo o Ministério Público requerido o arquivamento no prazo legal, não cabe ação privada subsidiária, ou a título originário, sendo essa manifestação irretratável, salvo no surgimento de novas provas', acrescentou o magistrado.

O procurador-geral havia dito que não poderia oferecer uma denúncia contra o ex-presidente porque ela se basearia apenas na delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, de que houve a inserção irregular de dados do cartão de vacinação de Covid do ex-presidente. Segundo Gonet, o entendimento do STF é que outras provas têm de lastrear a colaboração premiada para levar ao oferecimento da denúncia.

O ex-ajudante confessou ter inserido os dados falsos de vacinação de Covid no documento de Bolsonaro, e por isso foi investigado, preso e acabou firmando uma delação.

Na decisão, Moraes determinou ainda o envio da investigação para a primeira instância a fim de verificar a eventual participação de outros envolvidos no caso.

Procurada, a defesa de Bolsonaro não respondeu de imediato a pedido de comentário.

A manifestação da PGR favorável ao ex-presidente foi apresentada ao Supremo um dia após Bolsonaro ter se tornado réu pela Primeira Turma do STF em outro caso, no qual Bolsonaro vai responder por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes.

A delação de Cid foi um dos elementos de prova na investigação da tentativa de golpe, além de quebras de sigilo, documento apreendidos, entre outros.

(Reportagem de Ricardo BritoEdição de Alexandre Caverni e Pedro Fonseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

5 H
  1. Home
  2. noticias
  3. moraes arquiva investigacao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.