Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Moscou diz que EUA são culpados por morte de mulheres e crianças russas

Placeholder - loading - Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova  18/1/2024    REUTERS/Maxim Shemetov
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova 18/1/2024 REUTERS/Maxim Shemetov

Publicada em  

SÃO PETERSBURGO, Rússia (Reuters) - A Rússia alegou na sexta-feira que a Ucrânia usou foguetes fornecidos pelos Estados Unidos para matar mulheres e crianças em uma região do sul da Rússia, e disse que a culpa é de Washington.

Foi a primeira vez que a Rússia disse que considera os Estados Unidos responsáveis por mortes de civis em seu próprio território - uma acusação que segue os avisos do presidente Vladimir Putin de que o Ocidente está brincando com fogo e arriscando um conflito global ao permitir que a Ucrânia dispare armas fornecidas pelo Ocidente contra a Rússia.

A Reuters não conseguiu verificar a afirmação de forma independente e não houve comentário imediato da Ucrânia ou dos Estados Unidos.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que os ataques ocorreram na semana passada na região de Belgorod, logo depois que os EUA disseram que haviam concordado, pela primeira vez, em permitir que a Ucrânia disparasse armas fornecidas pelos EUA contra a Rússia.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, confirmou em 31 de maio que o presidente dos EUA, Joe Biden, havia aprovado medida para que a Ucrânia pudesse defender sua região de Kharkiv, que fica ao lado de Belgorod. Os EUA ainda impedem que a Ucrânia dispare armas norte-americanas em direção à Rússia.

Zakharova afirmou que as declarações de Washington dando sinal verde para esses ataques equivalem a 'uma confissão... do assassinato de crianças e mulheres na região de Belgorod'.

'Fragmentos de HIMARS (foguetes) servirão como prova direta', disse ela aos repórteres.

Zakharova não apresentou imagens de nenhum fragmento de foguete. Ela não disse quantas pessoas foram mortas no suposto incidente.

Putin tem alertado cada vez mais nas últimas semanas que o Ocidente corre o risco de um conflito global se aprofundar a guerra na Ucrânia. Em comentários a editores estrangeiros na quarta-feira, ele declarou que a Rússia se reservava o direito de fornecer armas aos adversários do Ocidente em uma resposta 'simétrica' ao armamento ocidental da Ucrânia.

(Reportagem de Dmitry Antonov e Guy Faulconbridge)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. moscou diz que eua sao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.