Mudanças climáticas deixarão os voos mais turbulentos, afirma estudo
Haverá altas de 59 por cento nas turbulências leves, 94 por cento nas turbulências moderadas e 149 por cento nas turbulências severas.
Publicada em
Se você já tem medo de andar de avião, más notícias: as mudanças climáticas devem causar mais turbulências durante os voos. A conclusão é do estudo de Paul D. Williams, um cientista da Universidade de Reading, no Reino Unido.
As turbulências acontecem por causa de alterações na velocidade e direção do ar quando duas correntes diferentes se encontram. Como o aquecimento global não atinge todo o planeta igualmente, as diferenças de temperatura podem se acentuar tanto no chão como em grandes altitudes – causando voos menos tranquilos.
A previsão não é nova e já estava sendo discutida entre especialistas. A novidade do estudo, contudo, é que ele calculou os aumentos na frequência de cada tipo de turbulência.
O resultado: altas de 59 por cento nas turbulências leves, 94 por cento nas turbulências moderadas e 149 por cento nas turbulências severas.
“Uma intensificação da turbulência de ‘ar limpo’ pode ter consequências importantes para a aviação. A turbulência causa danos às aeronaves e é a causa por trás do medo que muitas pessoas tem de viajar de avião”, diz o estudo.
Vale lembrar que as turbulências calculadas por Williams estão relacionadas não ao tempo ruim em si, mas sim a mudanças nas correntes das quais os pilotos não são capazes de desviar.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO