Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mudanças climáticas podem afetar produção de vinho e encarecer a bebida

Estudos já estão em andamento para evitar o problema.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Mudanças climáticas podem afetar produção de vinho e encarecer a bebida"
Ver comentários

Publicada em  

As mudanças climáticas induzidas pela atividade humana no último século já afetam a rotina das regiões vinícolas mais famosas do mundo, o que gera mudanças no calendário de maturação das uvas e expõe as plantações a chuvas mais intensas e imprevisíveis que o normal.

“Para produzir bons vinhos é necessário uma combinação precisa entre a variedade de uva e o clima do local. O desafio só vai aumentar se as temperaturas continuarem a subir e os regimes de chuvas continuarem a mudar”, afirmou Elizabeth Wolkovich, professora de ecologia da Universidade de Harvard, nos EUA.

A produção mundial de vinho caiu ao todo 3,2 por cento em 2016. Um dos principais responsáveis foi o Brasil, que por causa do El Niño sofreu uma queda de 55 por cento.

“Estamos em uma média baixa devido a fenômenos climáticos que afetaram várias regiões do mundo”,comentou Jean-Marie Aurand, diretor-geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho.

Um projeto chamado Innovine – junção das palavras em inglês entre innovation (inovação) e wine (vinho) – selecionou por quatro anos variedades de uva mais resistentes por meio de análises genéticas. Milhares de testes de DNA já foram feitos para buscar genes que tornem as plantas mais aptas a sobreviver ao aumento das chuvas e à disseminação de pragas causadas pelo aquecimento da atmosfera.

Essa peneira genética, segundo os pesquisadores, é melhor maneira de diminuir o impacto das mudanças climáticas para a produção de vinho. “Adotar material genético novo, selecionando variedades mais adaptadas ao estresse, sempre tem mais impacto que qualquer outra maneira de lidar com o problema”, explica a pesquisadora Anne-François Adam-Blondon, que comandou o projeto.

Um aumento de pelo menos 1,5ºC na temperatura média do planeta, sefundo a maioria dos especialistas, já é irreversível. O que significa que as áreas ideias para a plantar uvas inevitavelmente se deslocarão para o norte, desalojando Bordeaux, Alsace and Chianti de colinas francesas que um dia já foram o local ideal para o vinho perfeito.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. mudancas climaticas podem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.