Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Música & Cinema: conheça a trilha sonora mais icônica do ABBA

Com Meryl Streep e Amanda Seyfried, Mamma Mia! é lembrado até hoje como um marco na história do cinema

Placeholder - loading - Imagem/ Divulgação
Imagem/ Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Recentemente, a Billboard elencou as 500 melhores músicas pop de todos os tempos e “Dancing Queen”, do ABBA, ficou em segundo lugar. Agora já pensou se uma das melhores músicas já criadas fosse interpretada por um musical? Bom, em Mamma Mia!, esse e muitos outros clássicos da banda sueca tomaram forma e cor, para eternizar uma das trilhas sonoras mais icônicas da história do cinema.

E em função disso, o quadro Trilhas Sonoras de hoje focará em algumas faixas escritas originalmente para o filme e em outras que foram adaptadas para compor o repertório musical de um dos filmes mais queridos da cinematografia. Confira:

“Mamma Mia” é, na realidade, uma canção lançada em 1975 pelo grupo formado por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson, e Anni-Frid Lyngstad. Em 1999, no entanto, Catherine Johnson, inspirada pela discografia da banda, escreveu uma peça de teatro com o mesmo nome e foi condecorada como a roteirista de “um dos melhores musicais de todos os tempos”.


Posteriormente, o projeto foi adaptado para as telonas e, assim, conquistou uma notoriedade internacional. O filme, lançado originalmente em 2008, contou com a participação de Meryl Streep, Amanda Seyfried, Julie Walters, Pierce Brosnan e muito mais!

Mas o ponto-chave do longa-metragem foi, indiscutivelmente, a sua trilha sonora! Com 16 canções do ABBA, o filme construiu uma atmosfera romântica, engraçada e dançante ao mesmo tempo, que permitiu uma conexão imediata com o público da época.

E bom, tinha como ser diferente? As letras e melodias do grupo europeu foram interpretadas pelo elenco hollywoodiano em diversas cenas responsáveis por conduzir o ritmo das gravações e atuar como base para o desenvolvimento do roteiro dirigido por Phyllida Lloyd.

Assim, Mamma Mia! ultrapassou U$600 milhões de dólares em bilheteria! O disco da sua trilha sonora, por sua vez, vendeu milhões de cópias ao redor do mundo, escalou paro o primeiro lugar do Billboard 200 e, inclusive, recebeu uma indicação ao Grammy.

Entre as canções escolhidas para o projeto, tivemos “Dancing Queen”, “Waterloo” e, obviamente, a faixa homônima - “Mamma Mia”. Além disso, duas músicas foram escritas exclusivamente para o filme, sendo elas “Honey Honey” e “I Have a Dream”.

Veja também:

MÚSICA & CINEMA: AS MELHORES TRILHAS SONORAS DA RAINHA DO ROCK’ N ROLL

CINEMA & MÚSICA: AS MELHORES TRILHAS SONORAS DA RAINHA DO POP




Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. musica e cinema conheca a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.