Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Música & Cinema: conheça a trilha sonora mais icônica do ABBA

Com Meryl Streep e Amanda Seyfried, Mamma Mia! é lembrado até hoje como um marco na história do cinema

Placeholder - loading - Imagem/ Divulgação
Imagem/ Divulgação
Ver comentários

Publicada em  

Recentemente, a Billboard elencou as 500 melhores músicas pop de todos os tempos e “Dancing Queen”, do ABBA, ficou em segundo lugar. Agora já pensou se uma das melhores músicas já criadas fosse interpretada por um musical? Bom, em Mamma Mia!, esse e muitos outros clássicos da banda sueca tomaram forma e cor, para eternizar uma das trilhas sonoras mais icônicas da história do cinema.

E em função disso, o quadro Trilhas Sonoras de hoje focará em algumas faixas escritas originalmente para o filme e em outras que foram adaptadas para compor o repertório musical de um dos filmes mais queridos da cinematografia. Confira:

“Mamma Mia” é, na realidade, uma canção lançada em 1975 pelo grupo formado por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson, e Anni-Frid Lyngstad. Em 1999, no entanto, Catherine Johnson, inspirada pela discografia da banda, escreveu uma peça de teatro com o mesmo nome e foi condecorada como a roteirista de “um dos melhores musicais de todos os tempos”.


Posteriormente, o projeto foi adaptado para as telonas e, assim, conquistou uma notoriedade internacional. O filme, lançado originalmente em 2008, contou com a participação de Meryl Streep, Amanda Seyfried, Julie Walters, Pierce Brosnan e muito mais!

Mas o ponto-chave do longa-metragem foi, indiscutivelmente, a sua trilha sonora! Com 16 canções do ABBA, o filme construiu uma atmosfera romântica, engraçada e dançante ao mesmo tempo, que permitiu uma conexão imediata com o público da época.

E bom, tinha como ser diferente? As letras e melodias do grupo europeu foram interpretadas pelo elenco hollywoodiano em diversas cenas responsáveis por conduzir o ritmo das gravações e atuar como base para o desenvolvimento do roteiro dirigido por Phyllida Lloyd.

Assim, Mamma Mia! ultrapassou U$600 milhões de dólares em bilheteria! O disco da sua trilha sonora, por sua vez, vendeu milhões de cópias ao redor do mundo, escalou paro o primeiro lugar do Billboard 200 e, inclusive, recebeu uma indicação ao Grammy.

Entre as canções escolhidas para o projeto, tivemos “Dancing Queen”, “Waterloo” e, obviamente, a faixa homônima - “Mamma Mia”. Além disso, duas músicas foram escritas exclusivamente para o filme, sendo elas “Honey Honey” e “I Have a Dream”.

Veja também:

MÚSICA & CINEMA: AS MELHORES TRILHAS SONORAS DA RAINHA DO ROCK’ N ROLL

CINEMA & MÚSICA: AS MELHORES TRILHAS SONORAS DA RAINHA DO POP




Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

48 min
  1. Home
  2. noticias
  3. musica e cinema conheca a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.