Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nova pesquisa aponta que ter mais músculos quando criança pode impactar positivamente na função pulmonar

Estudo mostrou que o importante, nessa fase da vida, é praticar exercícios físicos, porém, não detalhou quais

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Nova pesquisa aponta que ter mais músculos quando criança pode impactar positivamente na função pulmonar"
Ver comentários

Publicada em  

Os meninos e meninas com mais músculo na infância e na adolescência desenvolvem uma melhor função pulmonar, de acordo com pesquisa liderada pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona e veiculado pela agência internacional de notícias EFE.

Para realizar a pesquisa, quase 7.000 menores do Reino Unido desde que nasceram foram monitorados.

O estudo, publicado hoje na revista ‘’American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine’’, também, determinou que os meninos com maior porcentagem de gordura têm uma função pulmonar mais baixa.

Segundo Gabriela Prado, uma pesquisadora do instituto, foi a primeira vez que um estudo levou em conta o músculo e a gordura separadamente e as influências na função pulmonar.

A gordura impacta na função respiratória. Além disso, de acordo com Prado, até agora nenhuma pesquisa havia reportado que os níveis de gordura podiam afetar nessa parte do corpo.

Nesse trabalho, os autores combinaram medidas corporais com outras obtidas usando absorciometria por raios-X de dupla energia (DXA) para distinguir entre músculo e gordura. Eles também mediram a função pulmonar em meninos e meninas aos 8 e 15 anos e calcularam o crescimento que experimentava durante esse período.

As cientistas ajustaram suas análises a diversos fatores que poderiam influenciar os resultados, incluindo o peso ao nascer, o tabagismo materno durante a gravidez, a idade em que os meninos e meninas estavam na puberdade, assim como os níveis de função pulmonar aos oito anos.


A pesquisa ajudou a evidenciar que a composição corporal na infância e na adolescência têm importantes implicações, no entanto, não determinou quais práticas são necessárias para melhorar a função pulmonar.

Ainda de acordo com Prado, com a descoberta, não dá para dizer quais atividades especificamente são importantes para que as crianças tenham mais músculos, mas, sim, que de modo, geral, é relevante realizar exercícios físicos.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. nova pesquisa aponta que ter …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.