Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Novas tecnologias nos carros têm deixado os motoristas mais distraídos

As marcas têm desenvolvidos sistemas para contornar a distração dos motoristas, sobretudo, com dispositivos eletrônicos.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Novas tecnologias nos carros têm deixado os motoristas mais distraídos"
Ver comentários

Publicada em  

A tecnologia de ajuda ao motorista – que mantém o carro na faixa e a uma distância segura de outros veículos, que alerta para que semáforos não passem despercebidos e que pisa no freio para evitar bater no carro da frente – está se espalhando rapidamente dos carros de luxo para modelos corriqueiros da Honda, da Nissan e da Chevy.

Mas esses assistentes automatizados que visam aumentar a segurança estão preocupando as fabricantes de veículos, já que podem fazer com que as pessoas percam a capacidade de dirigir sozinhas.

“Há muito receio de que as pessoas se distraiam, e estamos tentando monitorar isso agora”, disse Adrian Lund, presidente do Insurance Institute for Highway Safety. “Tudo o que fazemos para que dirigir seja uma tarefa mais fácil significa que as pessoas vão prestar um pouco menos de atenção ao dirigir.”

O número de mortes nas estradas dos EUA aumentou 14 por cento nos últimos dois anos, sendo que mais de 40 mil pessoas morreram em acidentes em 2016.

Motoristas que dirigem em alta velocidade em vias mais engarrafadas têm parte da culpa, mas a distração é a principal causa. Dados publicados pelo governo federal mostram que o uso aparelhos móveis ao dirigir vem aumentando.

E as funções semiautônomas que servirão de base para os carros sem motorista do futuro foram projetadas para compensar a falta de atenção ao volante. Mas, em vez disso, elas podem estar levando os motoristas a depositar uma confiança excessiva na nova tecnologia.

As marcas têm desenvolvidos sistemas para contornar a distração. A General Motors instalará uma tecnologia de monitoramento ocular no recurso Super Cruise, que será incorporado aos modelos Cadillac neste ano. Ele permite que o motorista tire as mãos do volante, mas sem tirar os olhos da estrada. O ProPilot Assist da Nissan Motor mantém o carro centrado e o detém na faixa se o motorista passar mais de 30 segundos sem pegar no volante. No ano passado, a Tesla limitou a capacidade dos motoristas de não usar as mãos com o sistema Autopilot da empresa.

“Sem dúvida, a tecnologia está deixando os motoristas mais preguiçosos e menos atentos”, disse Mike Harley, editor administrativo do grupo da Kelley Blue Book.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

17 H
  1. Home
  2. noticias
  3. novas tecnologias nos carros …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.