Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Novembro Azul: a desmistificação do câncer de próstata

Conheça a história de artistas que lutaram contra a doença e venceram

Placeholder - loading - iStock
iStock
Ver comentários

Publicada em  

O mês de novembro chegou e, com ele, o Novembro Azul com suas campanhas voltadas à conscientização do câncer de próstata, o segundo mais comum entre homens no Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre 2020 e 2022 haveriam 65.840 novos casos da doença por ano.

Novembro Azul
Toque para aumentar

O câncer de próstata, cujo tumor é a segunda causa mais comum de morte entre a população masculina, tem evolução silenciosa no início e muitos pacientes não apresentam sintomas ou, quando apresentam, assemelham-se aos do crescimento comum da próstata - dificuldade de urinar e necessidade mais constante de urinar.

Por isso, os homens devem ficar atentos a alguns possíveis sinais da doença e procurar auxílio profissional:

  • Dor óssea
  • Sintomas urinários - como micção frequente ou fluxo fraco ou interrompido
  • Sangue na urina ou no sêmen
  • Disfunção erétil
  • Fraqueza ou dormência na área das pernas e pés
  • Infecção generalizada, em casos mais avançados
  • Insuficiência renal, em casos mais avançados

LEIA TAMBÉM: Música consegue melhorar quadros de doenças degenerativas

O câncer de próstata é mais comum entre homens da terceira idade - 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Assim, também deve-se considerar os principais fatores de risco para a doença. Confira:

  • Histórico de câncer na família
  • Higiene íntima inadequada
  • Infecção por HIV e doenças sexualmente transmissíveis
  • Excesso de peso ou obesidade
  • Dieta

Quando detectado no início do quadro, o tratamento é menos invasivo e as chances de cura ou melhora são maiores. O diagnóstico, porém, envolve toque retal - que dura cerca de 10 segundos -, causando relutância em muitos homens.

Devido a isso, foi criado o Novembro Azul, com o objetivo de quebrar tabus e conscientizar a população masculina, incentivando os cuidados com a saúde e prevenção do câncer de próstata.

Como surgiu o Novembro Azul?

O movimento Novembro Azul foi criado em 2003 em Melbourne, Austrália, quando Travis Garone e Luke Slattery decidiram deixar seus bigodes crescerem no mês de novembro, inspirados pelo combate ao câncer de mama, que ocorre em outubro - o período foi escolhido, pois no dia 17 comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

Novembro Azul 2021
Toque para aumentar

A iniciativa se espalhou e cerca de 30 homens participaram da campanha. Assim, em 2004, foi fundada a Movember Foundation - o nome surgiu da combinação de duas palavras em inglês; moustache (“bigode”) e November (“novembro”) -, uma organização sem fins lucrativos voltada à arrecadação de fundos para o combate ao câncer de próstata.

Já no Brasil, o Novembro Azul foi introduzido em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia. As campanhas eram criadas a fim de derrubar os preconceitos e conscientizar os homens sobre a doença e a importância do exame.

Câncer de próstata: prevenção

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), aprovam o Novembro Azul, mas reforçam que os exames devem ser feitos, de preferência, apenas em caso de suspeita. Confira alguns outros passos importantes para a prevenção do câncer de próstata:

  • Ir a consultas regulares ao médico urologista
  • Realizar os exames necessários em caso de suspeita
  • Ter uma alimentação saudável.
  • Manter opeso corporal adequado.
  • Praticar atividade física.
  • Não fumar.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Conheça, a seguir, alguns artistas internacionais que foram diagnosticados com câncer de próstata e o processo de cura:

Robert De Niro

Robert De Niro
Toque para aumentar

Em 2003, Robert De Niro foi diagnosticado, aos 60 anos de idade, com câncer de próstata. Por causa de seu histórico familiar - seu pai havia falecido pela doença - o ator realizava exames frequentes e, graças a eles, o quadro ainda estava em estágio inicial quanto descoberto, facilitando o tratamento e o processo de cura.

Ben Stiller

Aos 48 anos de idade, Ben Stiller foi diagnosticado com um tipo agressivo de câncer de próstata. Sem ter apresentado sintomas da doença ou histórico familiar, a condição foi descoberta a partir de um exame preventivo.

Ben Stiller
Toque para aumentar

"Se eu não tivesse feito o teste, que meu médico começou a me recomendar quando tinha 46 anos, eu realmente não sei...", declarou. "Eu queria falar sobre esse assunto por causa do exame, porque eu sinto que ele salvou minha vida.", disse Stiller com o intuito de incentivar outros homens a ficarem atentos e realizarem exames preventivos.

O ator passou por cirurgia de remoção da próstata e hoje, com 55 anos, está curado.

Rod Stewart

Rod Stewart
Toque para aumentar

Durante um exame de rotina em 2017, Rod Stewart descobriu que estava com câncer de próstata. Segundo ele, o tratamento durou vários meses, mas hoje, com 76 anos, o cantor está livre da doença. “Estou curado agora, simplesmente porque descobri no começo. Eu faço vários exames", comentou.

LEIA MAIS: Rod Stewart deve lançar novo álbum em breve

Ian McKellen

Ian McKellen, também conhecido como o intérprete de Gandalf em "O Senhor dos Anéis", revelou, em 2012, que havia recebido seu diagnóstico de câncer de próstata há seis anos. De acordo com ele, na época, o quadro não era fatal.

Ian McKellen
Toque para aumentar

Ainda segundo McKellen, a desconfiança acerca de seu estado de saúde surgiu após notar as idas constantes ao banheiro durante a noite. Mas, devido ao tipo da doença com a qual o ator foi diagnosticado, ele não passou por nenhum tratamento - apenas exames regulares - e ela não se espalhou: "Tenho passado por exames regularmente e a doença está contida", declarou.

James Brown

James Brown, músico e dançarino norte-americano, recebeu o diagnóstico de câncer de próstata em 2004, aos 71 anos de idade. O artista não apresentou nenhum sintoma da doença e, como tratamento, optou pela braquiterapia, conhecida como radioterapia interna, que apresenta menor risco de efeitos colaterais.

James Brown
Toque para aumentar

No mesmo ano, Brown foi submetido à cirurgia e se recuperou da doença. Em 2006, o artista faleceu devido à insuficiência cardíaca.

Mandy Patinkin

Mandy Patinkin

Aos 51 anos, o ator Mandy Patinkin foi diagnosticado com câncer de próstata, optando pelo tratamento de prostatectomia radical, que tem o objetivo de remover o máximo possível do tumor. Em pouco tempo, o artista se recuperou completamente.

Veja também:

Playlist Antena 1: As 10 melhores músicas da Christina Aguilera

Taylor Swift atinge marca de 7 álbuns no top 100 da Billboard

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. novembro azul a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.