Número de brasileiros que precisam de óculos para dirigir sobe 77% em 10 anos
Restrição se aplica a 25 milhões de motoristas
Publicada em
O número de brasileiros com restrições na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devido a problemas de visão subiu 77% nos últimos 10 anos. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), analisados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), houve um salto de 14,4 milhões para 25,4 milhões entre 2014 e 2024.
A alta é consideravelmente maior do que a do número de condutores habilitados no mesmo período, que foi de 33%. O resultado é atribuído a diversos fatores, como o envelhecimento da população, a exposição prolongada a telas, o aumento da incidência de doenças crônicas, além de maus hábitos de vida.
No recorte por estado, o levantamento mostra que o Rio Grande do Norte (42%) apresenta o maior volume de CNHs com restrições. Paraíba (38%) e Rio de Janeiro (34%) aparecem na sequência.
Entre os tipos de anotações, as mais frequentes são a obrigatoriedade do uso de lentes corretivas (25 milhões de casos), restrições relacionadas à visão monocular (351 mil casos) e proibição de dirigir após o pôr-do-sol (152 mil casos).
Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO