O Jovem com Alma dos Anos 50 e o Segredo do Sucesso de Until I Found You
Entenda por qual razão a música que está entre as 10 mais tocadas da programação da Antena 1 é um fenômeno
Publicada em
O fenômeno que é Until I Found You não é surpresa. A música lançada em 2022, cantada e composta por um jovem de 19 anos na época, conquistou o mundo e transcendeu todas as gerações possíveis. Inclusive, chamou a atenção de um senhor em especial: Sir Elton John.
A canção transita entre dois mundos muito distintos – o universo do Tik Tok e gerações que viveram suas juventudes nos anos 70 – e consegue ser a refeição que agrada ambos.
O que faz a canção ser tão aprazível aos ouvidos a ponto de criar um efeito viciante e agradar um público tão heterogêneo?
O que leva um jovem nascido no século XXI a escrever música da mesma forma que nos anos 50?
Stephen conta que foi um acidente feliz. A ideia não foi exatamente intencional – o artista cresceu ouvindo músicas dos anos 50 e 60 e sempre teve como referência Sam Cooke, The Platters, Roy Orbison, entre outros. Por isso, ele possui um repertório e um conhecimento aprofundado sobre a música dessa época.
Porém, quando começou o seu processo de composição, ele relata que bandas de Indie e Folk como Fleet Foxes e Lord Huron estavam em seu auge, o que influenciou o seu próprio estilo musical. Além de respeitar e admirar esses trabalhos, ele amava a música e como ela o fazia se sentir. No entanto, não era algo com o qual ele se identificasse.
Foi aí que nasceu a balada romântica e envolvente que é Until I Found You.
“Eu estava namorando uma garota, Georgia, e aquela música foi puramente experimental. Eu amo esse tipo de música! Comprei essa guitarra, esse amplificador que soa bem nos anos 50 e 60, comecei a brincar e aquela música simplesmente surgiu pela ideia de que, já que eu amo tanto aquele estilo de música, e se eu escrevesse algo que soasse assim?”
E é claro que o amor foi um grande empurrão para que a música saísse…
Georgia
Quando uma experiência real é tão poderosa que se torna arte, ela pode gerar objetos eternos. O primeiro amor não pode ser subestimado, e Sanchez é a prova disso.
“Until I Found You é sobre Georgia, uma pessoa real, nós realmente namoramos, foi realmente uma coisa.” Sanchez adiciona que vários empecilhos entraram no meio do relacionamento, uma vez que moravam em estados diferentes e tinham apenas 18 anos no momento. “A música reflete sobre aquela época em que a perdi e quando a tive novamente. A letra fala por si, você sabe: eu nunca mais me apaixonaria até encontrá-la. Mas sim, a música ainda é muito importante.” Inclusive, a ex-namorada participa da gravação original da canção como vocalista de fundo.
Há algo melhor do que uma música para fazer uma declaração de amor?
“Eu estava simplesmente apaixonado e queria compartilhar de uma forma que não viesse na forma de flores ou, você sabe, de bajulação verbal.”, complementou Sanchez.
Apesar de não estarem mais juntos, os dois mantêm uma relação amistosa de muito respeito. Felizmente, uma vez que Georgia deve escutar seu nome com frequência em todas as rádios ao redor do mundo.
Georgia Brown
Geração Tik Tok?
Muito se discute sobre os rumos que a música tem tomado cada vez mais com a influência das redes sociais. É praticamente impossível um artista novo se lançar sem considerar a importância da mesma como ferramenta de divulgação.
Antes de publicar o seu álbum de estreia conceitual, foi no Tik Tok que Sanchez conseguiu a atenção de milhões de pessoas com Until I Found You. Foi esse sucesso que possibilitou que ele criasse uma base de fãs antes de lançar o seu disco de estreia.
O artista tem uma opinião forte e amadurecida sobre os “compositores do Tik Tok”, ou músicos que utilizam a plataforma para anunciarem os seus trabalhos. Por um lado, ele reconhece que há uma parcela de pessoas talentosas. “Se olharmos para os compositores do Tik Tok, há definitivamente um nível de talento artístico que os compositores têm naquela plataforma porque eles são habilidosos e realmente têm algo a dizer.”
Por outro lado, o jovem compositor tem uma visão crítica sobre como os valores dos novos artistas parecem estar invertidos.”Há também aqueles que parecem a maioria que escrevem músicas para se tornarem virais, porque existe esse desejo de ser importante e reconhecido no mundo e eles fariam isso a qualquer custo, mesmo às custas de realmente escrever algo que significa alguma coisa e é um aditivo para o mundo.”
É aqui que vem a sua admiração pelos artistas que o inspiram em suas obras autorais. “Eu sinto que os compositores daquela época estavam escrevendo porque era como um meio de sobrevivência para manter o amor naquela época e manter essa inocência em algum lugar do mundo. [...] Eu tenho muito respeito por isso e é uma grande diferença na música agora, onde parece que não há uma mentalidade de meio de sobrevivência na composição.
É como se (a mentalidade de antes) fosse ‘caso eu não diga isso dessa maneira, se eu não confesso minha alma dessa maneira, então ela não seria boa o suficiente para ser colocada neste mundo.’ Parece que agora as pessoas querem se tornar virais porque querem se sentir importantes e querem que seja sobre elas, quando na verdade a música é sobre pessoas e a experiência e a trilha sonora e o que está acontecendo com elas, não o que está acontecendo apenas com você.”
Um Fã Estrelar: Elton John
Ninguém menos do que Sir Elton revelou-se fã de Sanchez, comparando-o a Chris Isaak e Roy Orbinson. O garoto de 20 anos conta em entrevista para Tom Power que, a princípio, seu empresário disse que Elton ligaria para ele, ao que ele reagiu de forma cômica, sem acreditar na informação. Duas semanas depois, quando recebeu uma ligação desconhecida de um número de Atlanta, escutou: “Stephen! É o Elton!”, seguindo com elogios.
No Festival de Glastonbury de 2023, o astro trouxe quatro convidados surpresa para sua suposta última apresentação nos palcos, e um deles foi Sanchez. O jovem conta que eles tinham ensaiado muito durante várias semanas a canção “I Guess That 's Why They Call It The Blues”, porém, John teve outra ideia. “Na semana seguinte, ele me ligou e disse, ‘Stephen, pensei em algo. Não quero que você cante uma das minhas composições. Acho que seria muito melhor se você cantasse a sua música e déssemos esse grande momento para você e a sua carreira’. Fiquei impressionado com o seu altruísmo e o seu desejo de expor novos artistas e novas canções”, nas palavras do jovem de 20 anos.
A memorável apresentação em Glastonbury reservou um momento único: Stephen subiu ao palco ao lado de Sir Elton, não para um dueto de uma das canções do astro, mas sim para interpretar sua própria obra-prima, "Until I Found You", com Sir Elton ao piano.
Confira um trecho da performance:
Veja também:
STEPHEN SANCHEZ REVELA A EXPANSÃO DE 'ANGEL FACE (CLUB DELUXE)'
STEPHEN SANCHEZ DIVULGA NOVO SINGLE COM ROMANCE DOS ANOS 60
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO