Os 10 Maiores Shows da História da Música
Confira lista com as performances que atraíram os maiores públicos na linha do tempo da humanidade
Publicada em
O tamanho do show de Madonna surpreendeu a muitos: 1,6 milhão de pessoas estavam presentes na praia de Copacabana para ver a Rainha do Pop, o equivalente a quatro vezes a população da cidade de Lisboa, por exemplo.
Um fato interessante é que, apesar de ser um volume enorme de pessoas, quando se analisa um panorama histórico dos shows, ele se encontra em sexto lugar. Além disso, curiosamente, dos dez maiores shows, três foram protagonizados pelo mesmo artista, e quatro foram na Praia de Copacabana.
Confira, abaixo, a lista dos maiores shows da história da música:
- Rod Stewart, Rio de Janeiro, 1994 – de 3,5 a 4 milhões de pessoas
O dono de hits como “Maggie May”, “Do Ya Think I’m Sexy?” e “Sailing” fez aproximadamente 3,5 a 4 milhões de pessoas dançarem pelas areias de Copacabana, com a maravilhosa vista para o mar de pano de fundo. O astro britânico realizou um show gratuito no ano novo de 1994, solidificando a sua imagem perante os fãs brasileiros, além de criar um momento emblemático na sua carreira.
2. Jean-Michel Jarre, Moscou, 1997 – 3,5 milhões de pessoas
O instrumentista, compositor e produtor musical francês, pioneiro da new age (música eletrônica) e conhecido por seus espetáculos ao ar livre com luzes, displays de laser e fogos de artifício, Jean-Michel Jarre, em setembro de 1997 fez um mega concerto na Rússia. O artista, para celebrar os 850 anos de Moscou, na Universidade Estadual, fez uma apresentação do seu disco “Oxygène”.
3. Jorge Ben Jor, Rio de Janeiro, 1993 – 3 milhões de pessoas
Mais uma festa de réveillon na Praia de Copacabana. Em 1993, um ano antes de Rod Stewart, o cantor de Taj Mahal foi a trilha sonora da passagem de ano das 3 milhões de pessoas que se encontravam em um clima de confraternização à beira-mar. Um fato interessante é que, segundo registros do jornal Folha de S. Paulo à época, os registros criminais foram ínfimos e “o Rio viveu o mais tranquilo réveillon dos últimos tempos”.
Na mesma ocasião, Tim Maia também subiu ao palco.
4. Jean-Michel Jarre, Paris, 1990 – 2,5 milhões de pessoas
Antes de conquistar a Rússia com um show histórico, Jean-Michel Jarre já havia feito história em Paris. Em 1990, o francês reuniu uma multidão colossal de 2,5 milhões de pessoas no show "Paris La Défense – Une Ville En Concert".
O espetáculo, realizado no distrito de La Défense, foi um verdadeiro espetáculo de luzes, sons e emoção. Jarre, com sua maestria musical e uso inovador de tecnologia, brindou o público com um repertório inesquecível, incluindo clássicos como "Oxygène 4", "Equinoxe 4" e "Rendez-Vous 2".
5. Monsters of Rock, Moscou, 1991 -- 1,6 milhão de pessoas
Em uma Moscou ainda tensa após o fim da Guerra Fria, logo após a dissolução da União Soviética, o festival Monsters of Rock desembarcou na capital russa, em um formato de show gratuito para um público gigantesco. Titãs do rock como Pantera, AC/DC e The Black Crowes subiram ao palco, contagiando a multidão com seus riffs poderosos e vozes inconfundíveis. Mas foi o Metallica quem realmente marcou a história, com uma performance épica integralmente gravada em vídeo e eternizada em seus lançamentos oficiais.
O clima era eletrizante, mas também carregado de tensão. Policiais e militares cercavam o local, testemunhando o início de uma nova era: a abertura da então União Soviética à cultura ocidental. O Monsters of Rock foi um marco histórico, um símbolo da queda da Cortina de Ferro e da liberdade que o rock n'roll representa.
6. Madonna, Rio de Janeiro, 2024 – 1,6 milhão de pessoas
Mais uma vez Copacabana é palco de um show gigantesco e memorável. O espetáculo de Madonna no Rio de Janeiro foi o maior show da carreira da artista e incluiu momentos inesquecíveis, dignos de serem eternizados na memória do nosso país.
Mais de 1,6 milhão de pessoas se uniram em um mar de energia e emoção em um espetáculo de duas horas.
7. The Rolling Stones, Rio de Janeiro, 2006 – 1,5 milhão de pessoas
Uma semana antes do Carnaval de 2006, o conjunto britânico veio ao Rio de Janeiro para se apresentar gratuitamente para os cariocas e entregou um show histórico. Aproximadamente 1,5 milhão de pessoas estavam presentes nas areias de Copacabana e cada um dos integrantes conseguiu segurar a energia no alto do começo ao fim, eternizando um momento na memória dos presentes, do país e da própria banda.
8. Jean-Michel Jarre, Houston, 1986 –1,3 milhão de pessoas
Pela terceira vez, Jean-Michel Jarre. Antes de bater recordes na Rússia e na França, o francês realizou um concerto em Houston, em 5 de abril de 1986, que tem uma conotação emocional acima de tudo. Ele é frequentemente considerado um marco na carreira de Jean Michel Jarre. O concerto aconteceu à sombra das mortes dos sete astronautas que explodiram junto com o ônibus espacial Challenger, um deles, Ron McNair, amigo de Jarre. O evento foi transmitido pela TV para todo o mundo e fez de Jarre uma lenda dos shows.
9. Juanes, Danny Rivera, Juan Fernando Velasco, entre outros (Paz Sin Fronteras II), Havana, 2009 -- 1,1 milhão de pessoas
O concerto reuniu mais de um milhão de cubanos na esplanada da Praça da Revolução de Havana, no domingo à tarde. Foram mais de quatro horas de música e ele tinha como objetivo encorajar as pessoas a se unirem pela paz, deixando de lado o ódio, o preconceito e as inimizades que separavam as pessoas no contexto da época.
10. The Beach Boys, Filadélfia, 1985 -- 1 milhão de pessoas
No dia 4 de julho, que celebra a independência dos Estados Unidos, os Beach Boys foram a atração principal do concerto gratuito Sea to Shining Sea, que teve lugar no Museu de Arte na Benjamin Franklin Parkway. O concerto contou com a presença de um milhão de pessoas e também com os Oak Ridge Boys, Joan Jet & The Blackhearts e Jimmy Page.
Veja também:
BRUCE SPRINGSTEEN EXPLODE EM ENERGIA EM PRIMEIRO SHOW DA TURNÊ
DUETO VIRTUAL: RELEMBRE A RELAÇÃO DA RAINHA E DO REI DO POP
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO