Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Os esforços mundiais para aumentar o volume de transplantes de órgãos

Brasil e Japão são exemplos de países que tentam aumentar o volume de transplantes.

Placeholder - loading - Médicos reunidos (Foto: Banco de Imagens)
Médicos reunidos (Foto: Banco de Imagens)
Ver comentários

Publicada em  

Doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Mas o assunto ainda gera bastante polêmica. Um projeto em tramitação no Senado pode aumentar o volume de transplantes de tecidos, órgãos e partes do corpo humano no Brasil. De autoria do senador Major Olímpio, ele propõe revisar a legislação que regulamenta a doação pós-morte.

A ideia seria colocar a doação de órgãos e tecidos como sendo de consentimento presumido. Isso quer dizer que, caso a pessoa maior de 16 anos não se manifeste contrária ao procedimento, ela é considerada doadora até que se prove o contrário.

O Brasil já é referência mundial na área de transplantes. Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o país são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em número absolutos, somos o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Japão

Mas os esforços para que mais transplantes possam ocorrer não estão concentrados apenas no Brasil. O Japão se tornou o primeiro país do mundo a permitir o nascimento de embriões humanos e animais para a criação de órgãos humanos.

O pesquisador Hiromitsu Nakauchi, da Universidade de Tóquio, pretende cultivar células-tronco humanas em embriões de camundongos, ratos e porcos, e depois transplanta-los em outro animal. Com isso, o cientista espera um dia desenvolver órgãos humanos completos que poderão ser usados em transplantes.

Estudos envolvendo o cultivo de células humanas em embriões de animais têm sido realizadas em vários países, como nos Estados Unidos. Mas, até o momento, nenhum desses embriões chegou a se desenvolver até o nascimento.

Este não é, no entanto, um assunto isento de polêmicas e controvérsias. Especialistas em bioética dizem que a pesquisa pode ter consequências inesperadas se algumas células humanas forem transferidas para o cérebro de um animal.

Nakauchi, contudo, afirmou à revista científica Nature que as intervenções são destinadas a afetar apenas o órgão que ele planeja desenvolver no embrião animal. Em 2017, o pesquisador conseguiu curar um rato diabético ao desenvolver um pâncreas saudável em um embrião de rato e depois transplantá-lo para o rato doente.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. os esforcos mundiais para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.