Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Otan faz promessa de adesão à Ucrânia enquanto Zelenskiy angaria apoio

Placeholder - loading - Zelenskiy em visita à República Tcheca  7/7/2023 Divulgação via REUTERS
Zelenskiy em visita à República Tcheca 7/7/2023 Divulgação via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Robert Muller

PRAGA (Reuters) - O chefe da Otan disse nesta sexta-feira que a aliança militar se unirá em uma cúpula na próxima semana sobre como aproximar Kiev da adesão, enquanto o presidente da Ucrânia angariava apoio para sua candidatura em uma visita a vários países da Otan.

O presidente Volodymyr Zelenskiy visitou a República Tcheca e a Eslováquia um dia depois de realizar negociações na Bulgária, e deve viajar para Turquia ainda nesta sexta-feira, na próxima etapa de sua viagem.

Em Praga, ele ganhou uma promessa de apoio à adesão da Ucrânia à Otan 'assim que a guerra (com a Rússia) terminar', e em Sofia garantiu apoio à adesão 'assim que as condições permitirem'. A Eslováquia disse que a questão da adesão de Kiev é 'quando', não 'se'.

Em entrevista coletiva em Bratislava, Zelenskiy disse esperar união entre os países membros da Otan na cúpula de Vilnius e deseja passos concretos no movimento da Ucrânia para aderir à aliança.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, reiterou que a Ucrânia se tornará membro, mas a aliança está dividida sobre a rapidez com que isso deve acontecer. Alguns países temem qualquer passo que possa levar a aliança mais perto da guerra com a Rússia.

'Durante 500 dias, Moscou levou morte e destruição ao coração da Europa', disse Stoltenberg em uma entrevista coletiva em Bruxelas antes da cúpula da Otan de 11 a 12 de julho em Vilnius.

'Nossa cúpula enviará uma mensagem clara: a Otan permanece unida e a agressão da Rússia não renderá.'

Zelenskiy reconheceu que é improvável que Kiev seja capaz de ingressar na Otan enquanto estiver em guerra com a Rússia.

Mas ele disse na quinta-feira que a Ucrânia precisa de 'um sinal claro, algumas coisas concretas na direção de um convite' na cúpula, e não está claro o que será oferecido a Kiev em Vilnius.

O presidente russo, Vladimir Putin, citou a expansão da Otan em direção às fronteiras da Rússia nas últimas duas décadas como uma razão para sua decisão de enviar dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

Ele ameaçou uma ação não especificada se a Ucrânia se juntar à Otan.

(Reportagem adicional de Jason Hovet e de Pavel Polityuk e Olena Harmash em Kiev)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. otan faz promessa de adesao a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.