Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Palermo: 9 motivos para se apaixonar pela cidade italiana

A cidade abriga tesouros culturais fascinantes

Placeholder - loading - Vista aérea de Palermo, na Itália. - iStock
Vista aérea de Palermo, na Itália. - iStock
Ver comentários

Publicada em  

A capital da Sicília, Palermo, é conhecida como a “cidade maravilhosa” da Itália e é um destino que deve estar em mente para sua próxima viagem. A deslumbrante cidade é repleta de edifícios históricos que testemunham um passado sumptuoso, mas também abriga animados mercados populares, tão característicos que se tornaram uma das principais atrações turísticas da cidade

A comuna italiana é a maior ilha da Sicília, além de ser a quinta cidade mais populosa de todo o país, contando com mais de 630 mil habitantes. O local tem uma história de mais de 2.700 anos, por isso não é de se admirar suas grandes riquezas nos quesitos cultural, gastronômico e também geográfico. Palermo é considerada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, por "ser um exemplo de sincretismo sociocultural entre as culturas Ocidental, Islâmica e Bizantina na ilha que gerou novos conceitos de espaço, estrutura e decoração. Pois, testemunha a coexistência frutífera de pessoas de diferentes origens e religiões".

Palermo vista pelo mar
Toque para aumentar

Apesar de extraordinária, a cidade nuca foi considerada como grande destino turístico, mas pode confiar que essa preciosidade não decepciona. Atualmente é vista como viagem imperdível para quem quer desfrutar de férias repletas de história, entretenimento, belas paisagens marítimas e muita cultura.

Por isso, confira nossa lista de razões (com dicas) para visitar esse lugar incrível:

  1. Sua fantástica história

Na Antiguidade, Palermo era uma das regiões mais prósperas do Mediterrâneo e ainda continua sendo uma cidade extremamente fascinante que esconde autênticas joias de arte, herdadas dos povos árabes, normandos, bizantinos, espanhóis e romanos. Assim, sua história milenar concedeu ao local um notável património artístico e arquitetônico, numa mistura original de decorações árabe-românicas-bizantinas completamente singular, diferente de tudo já visto na Itália.

  1. Catedral de Palermo

Com vista para o Cassaro, as antigas muralhas fortificadas da cidade, a Catedral de Palermo, dedicada à Bem-Aventurada Virgem Maria Assunta ao Céu, é o principal local de culto católico da cidade. Erguida em 1185 em uma área anteriormente ocupada por uma mesquita árabe, a Catedral traça toda a história da cidade com a particular mistura artística que a caracteriza.

Catedral de Palermo
Toque para aumentar

  1. Jardim Botânico de Palermo

Com cerca de 10 hectares, o Jardim Botânico que fica na Universidade de Palermo é uma das principais instituições acadêmicas italianas. Considerado um enorme museu a céu aberto, possui mais de duzentos anos de atividade e uma enorme variedade de espécies abrigadas, que o tornam um local repleto de espécies de diferentes floras.

Jardim Botânico de Palermo
Toque para aumentar

Está aberto todos os dias (com exceção de Natal e Ano Novo) a partir das 9h e com horários de fechamento variáveis, dependendo da época. Para os visitantes mais frequentes existe a possibilidade de adquirir o Ortocard, que tem a duração de um ano e dá acesso ilimitado ao Jardim e descontos nas exposições e eventos que nele se realizam.

  1. Hospedagem de tirar o fôlego

O Grand Hotel Et Des Palmes Palermo, fica situado nas proximidades do Museu Arqueológico Regional Antonio Salinas, e atrai seus hóspedes por ser um edifício histórico e central, localizado na Via Roma. Construído por iniciativa da família Ingham em 1874 e utilizado como residência privada. A casa estava ligada por uma passagem secreta à igreja anglicana adjacente.

Do hotel é possível chegar ao centro de Palermo em apenas 10 minutos a pé. Os quartos são impecáveis, e o local ainda oferece pequeno almoço continental em café. Os hóspedes podem desfrutar de refeições europeias, italianas, mediterrânicas e do sul da Itália, no Kliko Ristorantino Da Giuseppe, a cerca de 5 minutos do hotel.

Hospedagem de tirar o fôlego
Toque para aumentar
  1. Ballarò – mercados históricos

É o mercado mais antigo da cidade e provavelmente o mais famoso. Com barracas de frutas, legumes, carnes, peixes; a feirinha também conta com comida de rua local, ocupando as ruas da Piazza Casa Professa ao Corso Tukory em direção à Porta Sant'Agata. Estando aberto também durante toda a tarde, é visitado por quem volta para casa no fim do dia, para que haja vendedores de comidas cozidas, típicas da culinária de palermo, prontas para levar para casa, como cebola cozida ou assada, panelle, cazzilli (croquete de batata), legumes cozidos, polvo e muitas outras delícias.

Ballarò – mercados históricos
Toque para aumentar
  1. Museus – Palazzo Riso

Um museu nascido de um projeto ambicioso: o de criar não mais um museu na capital, mas um polo de pesquisa que envolvesse toda a Sicília, e sua história única e original de arte contemporânea. Está localizado dentro do Palazzo Riso, com vista para a Piazza Bolognini e foi construído nos últimos anos do século XVIII.

Museus – Palazzo Riso
Toque para aumentar

  1. Um passeio pela praia

Vale a visita para a mais famosa praia de Palermo, Mondello. Se encontra a 11 km do centro da cidade A baía de areia branca e fina, banhada por um mar cristalino, situa-se entre o Monte Pellegrino e o Monte Gallo e estende-se por cerca de 1,5 km numa maravilhosa paisagem natural. O passeio, muito requintado e requintado, com vista para várias casas Art Nouveau, oferece a oportunidade de fazer um passeio relaxante, admirando o mar e a paisagem.

Um passeio pela praia
Toque para aumentar
  1. Comida de rua

Palermo é até considerado um ponto de referência para os amantes da comida de rua. Brioche recheado com sorvete, granita de café, pão e panelle (waffles de grão de bico), crocchè e, até petiscos de carne grelhada. Descobrir a comida de rua de Palermo com um local é sem dúvida a melhor escolha. Faça um tour de comida de rua e mergulhe de cabeça em um novo mundo de sabores. E não esqueça de provar os maravilhosos arancines!

Comida de rua
Toque para aumentar
  1. Compras em Palermo

As ruas mais populares de Palermo para fazer compras são a via Libertà, viale Ruggero Settimo, via Sciuti e viale Strasburgo. Lá você encontra lojas para todos os gostos e bolsos, lojas de artesanato, pequenas livrarias temáticas e lojas repletas de itens originais e extravagantes.

Rua de Compras em Palermo
Toque para aumentar

Veja também:

ROCK N ROLL HALL OF FAME DIVULGA OS NOVOS INDICADOS

PAUL MCCARTNEY: “GOT BACK TOUR” VEM AO BRASIL EM 2023

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

20 H
  1. Home
  2. noticias
  3. palermo 9 motivos para se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.