Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Peixe pulmonado sul-americano tem o maior genoma de todos os animais

Placeholder - loading - Peixe pulmonado sul-americano, cujo nome científico é Lepidosiren paradoxa, em laboratório na Universidade Estadual da Louisiana em Baton Rouge, Louisiana, EUA 18/03/2024 Katherine Seghers, Louisiana
Peixe pulmonado sul-americano, cujo nome científico é Lepidosiren paradoxa, em laboratório na Universidade Estadual da Louisiana em Baton Rouge, Louisiana, EUA 18/03/2024 Katherine Seghers, Louisiana
Ver comentários

Publicada em  

Por Will Dunham

WASHINGTON (Reuters) - Os peixes pulmonados da América do Sul são criaturas extraordinárias e, de certa forma, fósseis vivos. Habitando águas paradas ou com pouco fluxo no Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa e Paraguai, é o parente vivo mais próximo dos primeiros vertebrados terrestres e mantém grande similaridade com seus ancestrais primordiais, que viveram há mais de 400 milhões de anos.

Essa espécie de água doce, a Lepidosiren paradoxa, também possui uma outra distinção: o maior genoma — toda a informação genética contida no organismo — de qualquer animal na Terra. Cientistas finalizaram o sequenciamento total desse genoma, e descobriram que ele é cerca de 30 vezes maior do que o humano. A métrica para a medição do tamanho do genoma é o número de pares de base, as unidades fundamentais do DNA, no núcleo celular do organismo. Se fosse esticado como se fosse um novelo de lã, o comprimento do DNA de cada célula desses peixes teria 60 metros. Já o genoma humano teria meros dois metros. 'Nossas análises revelaram que o genoma do peixe pulmonado sul-americano cresceu de forma intensa nos últimos 100 milhões de anos, acrescentando o equivalente a um genoma humano a cada 10 milhões de anos', afirmou o biólogo evolucionista Igor Schneider, da Louisiana State University, um dos autores do estudo publicado nesta semana na revista Nature. De fato, 18 dos 19 cromossomos da espécie são individualmente maiores do que todo o genoma humano, afirmou Schneider. Embora isso seja enorme, existem vegetais com genomas ainda maiores. A atual recordista é uma espécie de samambaia, chamada Tmesipteris oblanceolate, localizada no território francês da Nova Caledônia, no Oceano Pacífico. Seu genoma é mais de 50 vezes maior do que o humano. Até agora, o maior genoma animal conhecido era de outro peixe pulmonado, o australiano, ou Neoceratodus forsteri. O genoma do sul-americano, contudo, é mais de duas vezes maior. As outras quatro espécies do peixe do tipo vivem na África e também possuem grandes genomas. Os genomas dos peixes pulmonados são majoritariamente compostos por elementos repetitivos: cerca de 90% do genoma. Pesquisadores disseram que a grande expansão do genoma nos peixes pulmonados parece estar relacionada à redução de um mecanismo que normalmente suprime essa repetição genômica. 'Os tamanhos dos genomas animais variam grandemente, mas os motivos e as causas das variações de tamanho permanecem incertas. Nosso estudo avança no entendimento da biologia e estrutura do genoma, identificando mecanismos que controlam o tamanho, mantendo estabilidade cromossômica', disse Schneider. A espécie chega a 1,25 m de comprimento. Enquanto outros peixes dependem de guelras para respirar, o peixe pulmonado também possui um par de órgãos semelhantes a pulmões. Ele vive em ambientes pantanosos e carentes de oxigênio nas bacias dos rios Amazonas e Paraná-Paraguai, e suplementa o oxigênio obtido da água respirando o do ar.

(Reportagem de Will Dunham)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

Com performances impactantes, prêmios históricos e homenagens emocionantes, o American Music Awards 2025 reafirmou seu papel como um dos maiores eventos da indústria musical. Billie Eilish consolidou seu reinado, Lady Gaga e Bruno Mars brilharam com uma colaboração inesquecível, e nomes como Taylor Swift, Rod Stewart, Jennifer Lopez e Janet Jackson mostraram por que seguem no coração dos fãs ao redor do mundo — e nas playlists da Rádio Antena 1.

Veja a seguir como foi a noite dos grandes vencedores e homenageados do AMAs 2025, evento realizado na noite de ontem, 26 de maio, no Fontainebleau Las Vegas, com apresentações marcantes, surpresas e celebrações que movimentaram o mundo da música internacional.

Jennifer Lopez Brilhou Como apresentadora e Abriu a Noite com Espetáculo Impactante

Além de conduzir com carisma e elegância a cerimônia do American Music Awards 2025, Jennifer Lopez roubou a cena logo na abertura do evento com uma performance de tirar o fôlego. Em um medley explosivo de seis minutos, a estrela do pop percorreu os maiores sucessos do ano – com direito a coreografias ousadas, pirotecnia e um momento que viralizou nas redes sociais: Lopez beijou dois de seus dançarinos durante a apresentação. O show incluiu trechos de hits como Die With a Smile, a poderosa colaboração entre Lady Gaga e Bruno Mars, que mais tarde venceria na categoria de Melhor Colaboração e Melhor Videoclipe.

A performance estabeleceu o tom vibrante da noite e reforçou por que Jennifer Lopez segue sendo uma das figuras mais relevantes do pop internacional.

Billie Eilish Domina o American Music Awards 2025 em Noite de Consagração

Billie Eilish dominou o American Music Awards 2025 com uma performance histórica que consolidou seu lugar no topo da música pop contemporânea. A cantora venceu em todas as sete categorias em que foi indicada, incluindo os cobiçados troféus de Artista do Ano, Álbum do Ano — com o aclamado Hit Me Hard and Soft — e Canção do Ano, pelo single Birds of a Feather.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. peixe pulmonado sul americano …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.