Podem entrar! Confira os álbuns aniversariantes de setembro
Relembre álbuns icônicos lançados no mês de setembro há anos atrás
Publicada em
Uma vez um disco memorável, sempre um disco memorável. Não há como negar que dentro da indústria fonográfica há os mais diversos lançamentos de álbuns inesquecíveis que tendem a marcar presença não só nas plataformas digitais mas como também nas paradas musicais mais respeitadas.
Dessa maneira, mesmo que alguns tenham sido lançados há mais de uma década atrás, há aqueles que não foram esquecidos até hoje. Por isso, nesta matéria você confere uma lista com alguns dos álbuns mais icônicos que fazem aniversário neste mês de setembro:
“B'Day” Beyoncé
(1º de setembro 2006) - 16 anos
É o segundo álbum de estúdio da artista estadunidense Beyoncé, lançado em 1º de setembro de 2006 pelas gravadoras Columbia Records , Music World Entertainment e Sony Urban Music. A obra foi produzida pela equipe mais respeitada dos produtores hollywoodianos.
Como o esperado, “B’Day” recebeu uma série de críticas positivas e elogios, além de render a cantora o Grammy de Melhor Álbum de R&B Contemporâneo no 49º Grammy Awards no ano de 2007. Inclusive, o álbum chegou a estrear no topo da Billboard 200, vendendo mais de 540 mil cópias apenas na primeira semana. Na época, foi considerada a terceira maior semana de vendas de Beyoncé.
Os hits mais conhecidos que fazem parte dele são: “Déjà Vu”, “Irreplaceable” e “Beautiful Liar”.
“Night Visions” Imagine Dragons
(4 de setembro 2012) - 10 anos
É o álbum de estreia da banda norte-americana de pop rock Imagine Dragons, formada pelo vocalista Dan Reynolds, o guitarrista Wayne Sermon, o baixista Ben McKee e o baterista Daniel Platzman. Ele foi lançado no dia 4 de setembro de 2012 pelas gravadoras Kidinakorner e Interscope Records, sendo produzido pelos próprios integrantes em colaboração com os produtores Alex da Kid e Brandon Darner.
O disco teve sua estreia em 2º lugar na Billboard 200, vendendo mais de 80 mil cópias na primeira semana, rendendo a obra um certificado com platina dupla. Além disso, se tornou o quarto álbum mais vendido de 2013 em território estadunidense, sendo posteriormente indicado ao Juno Award de Álbum Internacional do Ano (2014) e premiado com o Billboard Music Award de Melhor Álbum de Rock (2014).
Os hits mais conhecidos que fazem parte dele são: “Radioactive”, “Demons” e “On Top Of The World”.
“AM” Arctic Monkeys
(9 de setembro 2013) - 9 anos
É o quinto álbum de estúdio da lendária banda de rock inglesa Arctic Monkeys, formada por Alex Turner (vocais, guitarra), Jamie Cook (guitarra, teclados), Nick O'Malley (baixo, backing vocals) e Matt Helders (bateria, backing vocal). Ele foi lançado no dia 9 de setembro de 2013 pela gravadora Domino, sendo co-produzido por James Ford e Ross Orton.
Considerado um dos álbuns de maior sucesso do grupo por seu desempenho comercial excelente, “AM” chegou ao topo de diversas paradas ao redor do mundo poucos dias após seu lançamento oficial. A obra vendeu quase 160 mil cópias em sua primeira semana e foi considerada um dos discos de vinil mais vendidos do Reino Unido da década, vendendo 73 mil unidades.
No ano seguinte, em 2014, a banda foi premiada na categoria Álbum Britânico do Ano pela obra na 34ª edição do BRIT Awards, além de receber uma indicação ao Mercury Prize de 2013 e outra de Melhor Performance de Rock por "Do I Wanna Know?" no 57º Grammy Awards em 2015.
Os hits mais conhecidos que fazem parte dele são: “Do I Wanna Know?” , “R U Mine”, “Why’d You Only Call Me When You’re High” e “Snap Out Of It”.
“Illuminate” Shawn Mendes
(23 de setembro 2016) - 6 anos
É o segundo álbum de estúdio do jovem artista canadense Shawn Mendes, lançado no dia 23 de setembro de 2016 pelas gravadoras Island Records e Universal Music Group. Foi produzido por uma equipe extensa dos produtores hollywoodianos mais reconhecidos da indústria musical.
A obra teve sua estreia no topo da Billboard 200, com aproximadamente 145 mil cópias vendidas - das quais 121 mil foram de álbuns puros-, e do Canadian Albums Chart. Inclusive, na época, se tornou o segundo nº 1 de Shawn em território estadunidense e sua melhor semana de vendas.
Vale destacar que ele tinha apenas 18 anos, sendo considerado o quinto artista mais jovem a conquistar tal feito, seguindo Justin Bieber, Miley Cyrus, Hilary Duff e LeAnn Rimes. O disco rendeu ao cantor três indicações no total: Álbum do Ano e Álbum Pop do Ano no Prêmios Juno de 2017 e Melhor Artista Internacional no ARIA Music Awards de 2017.
Os hits mais conhecidos que fazem parte dele são: “Mercy” e “Treat You Better”.
“FutureSex/LoveSounds” Justin Timberlake
(8 de setembro 2006) - 16 anos
É o segundo álbum de estúdio do artista norte-americano Justin Timberlake, lançado no dia 8 de setembro de 2006 pelas gravadoras Jive Records e Zomba. Foi co-produzido pelo próprio cantor em colaboração com o produtor Timbaland e seu colega Danja principalmente no Thomas Crown Studios de Timbaland.
A obra recebeu dezenas de críticas positivas, os quais destacaram principalmente a diversidade de influências musicais e o som eclético.
O disco recebeu diversas indicações ao Grammy, nas categorias Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop, além de ser certificado multi-platina em países ao redor mundo, posteriormente vendendo mais de 10 milhões de cópias, sendo 4 milhões apenas nos Estados Unidos.
Os hits mais conhecidos que fazem parte dele são: “SexyBack”, “My Love” e “What Goes Around... Comes Around”.
“The Truth About Love” Pink
(14 de setembro 2012) - 10 anos
É o sexto álbum de estúdio da artista estadunidense Pink, lançado no dia 14 de setembro de 2012 pela gravadora RCA Records. Foi co-produzido por uma equipe imensa dos produtores musicais.
“The Truth About Love” foi definitivamente um sucesso comercial, chegando a liderar as paradas em diversos países, como Austrália, Canadá, Alemanha e Suécia. Em território norte-americano, a obra se tornou o primeiro álbum nº 1 da cantora na Billboard 200, sendo posteriormente certificado triplo platina pela RIAA, equivalente a vendas de 3 milhões de cópias.
Além disso, na época, o disco foi classificado como o sétimo álbum mais vendido de 2012, com 2,6 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo. Depois de quatro anos, foram vendidas mais de sete milhões de cópias globalmente.
Os hits mais conhecidos que fazem parte dele são: “Just Give Me A Reason” e “Try”.
Veja também:
“HOLD ME CLOSER” BRITNEY SPEARS FALA SOBRE O TRABALHO
"MIDNIGHTS": CONFIRA AS CAPAS ALTERNATIVAS DO NOVO ÁLBUM DE TAYLOR SWIFT
SALA DE BATE PAPO