Primeiro veículo elétrico avaliado pela Latin NCAP decepciona
JAC EJS1 ganha zero estrelas em avaliação de segurança de passageiros
Publicada em
Na última rodada de testes de impacto realizados em 2022, pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP), o modelo EJS1, da fabricante chinesa JAC Motors, recebeu nota zero no teste de segurança. Na época, o desempenho frustante acionou uma alerta para montadora e despertou a curiosidade: carros elétricos são realmente mais seguros?
Bom, vale ressaltar que os testes são fiéis aos mesmos protocolos de avaliação, independente do tipo de motorização. No entanto, é fato que o risco de choques elétricos e os sistemas de corte de bateria devem ser considerados e analisados pelo Programa. E o sistema de corte de emergência do JAC EJS1, em específico, não funcionou durante os testes de colisão.
Mesmo assim, os problemas de segurança não ficaram restritos à iminência de descargas elétricas, tampouco ao gênero do motor - elétrico ou a combustão interna. Na real, de acordo com a própria Latin NCAP, o veículo apresenta uma “estrutura instável”, que pouco protege os pés, o pescoço e o tórax do motorista, podendo implicar em uma “alta probabilidade de ferimentos com risco de vida”.
Além disso, o modelo conta, apenas, com um par de airbags frontais - o mínimo exigido por lei para circulação e comercialização do automóvel. Assim, não oferece, por exemplo, frenagem autônoma de emergência (AEB), airbags laterais para a cabeça ou nenhuma certificação de desempenho estrutural no impacto traseiro.
De acordo com o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, os resultados provam que veículos elétricos não garantem necessariamente uma maior segurança ao dirigir.
"O Latin NCAP está muito preocupado com o resultado da JAC e com a falta de resposta do fabricante. Este resultado provou estar errado o mito de que os consumidores geralmente associam veículos elétricos a veículos de alta tecnologia e mais seguros, e reafirma que – como qualquer outro veículo – eles devem ser avaliados quanto à segurança”.
O jornalismo da Antena entrou em contato com a gerente de comunicação da JAC no México, para ouvir um posicionamento da marca sobre a respectiva avaliação, mas não obteve retorno.
Veja também:
HENNESSEY ANUNCIA O CONVERSÍVEL MAIS RÁPIDO DO MUNDO
ORA 03 É APRESENTADO AO PÚBLICO NO FESTIVAL INTERLAGOS
SALA DE BATE PAPO