Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Principal tribunal do México começa a discutir constitucionalidade da reforma judicial

Placeholder - loading - Manifestação em frente à Suprema Corte contra reforma judicial, na Cidade do México 03/09/2024 REUTERS/Henry Romero
Manifestação em frente à Suprema Corte contra reforma judicial, na Cidade do México 03/09/2024 REUTERS/Henry Romero
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Diego Oré

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O Supremo Tribunal do México começou a discutir a constitucionalidade da polêmica reforma judicial nesta terça-feira, quase dois meses depois que deputados aprovaram a reforma que exigiria eleição de todos os juízes do país nos próximos anos.

O debate sobre as mudanças constitucionais aprovadas pelo Congresso e aprovadas pela maioria das legislaturas estaduais em setembro poderia desencadear uma crise institucional no México, uma vez que a presidente Claudia Sheinbaum argumentou que o tribunal não tem autoridade para analisar a reforma.

O tribunal, composto por 11 ministros, debaterá um projeto que inclui a redução de pontos-chave da reforma judicial, incluindo algumas das eleições por voto popular de juízes e magistrados. Apenas três dos 11 ministros do tribunal expressaram publicamente seu apoio à reforma judicial.

A Câmara dos Deputados do México votou em outubro para aprovar uma alteração constitucional que torna as reformas à Constituição 'incontestáveis', levantando dúvidas sobre qual impacto uma decisão do Supremo Tribunal poderia ter.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Loading Spinner

Carregando...

  1. Home
  2. noticias
  3. principal tribunal do mexico …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.