Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Projeto da UE para regras de IA pode prejudicar Europa, diz carta de executivos

Placeholder - loading - Bandeiras da União Europeia, em Bruxelas 05/06/2020 /REUTERS/Yves Herman
Bandeiras da União Europeia, em Bruxelas 05/06/2020 /REUTERS/Yves Herman
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Supantha Mukherjee

ESTOCOLMO (Reuters) - A legislação sobre Inteligência Artificial proposta pela União Europeia colocará em risco a competitividade e a soberania tecnológica da Europa, de acordo com uma carta aberta assinada por mais de 160 executivos de empresas que vão desde a Renault até Meta.

Os parlamentares do bloco concordaram com um projeto de regras este mês, segundo o qual sistemas como o ChatGPT terão que divulgar conteúdo gerado por inteligência artificial, ajudar a distinguir as chamadas imagens deep-fake das reais e garantir salvaguardas contra conteúdo ilegal.

Desde que o ChatGPT se tornou popular, várias cartas abertas foram emitidas pedindo a regulamentação da tecnologia ​e levantando o 'risco de extinção da IA'.

Os signatários de cartas anteriores incluíam Elon Musk, o presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, e Geoffrey Hinton e Yoshua Bengio - dois dos três chamados 'padrinhos da IA'.

O terceiro, Yann LeCun, que trabalha na Meta, assinou a carta desta sexta-feira contestando os regulamentos da União Europeia. Outros signatários incluíram executivos de um conjunto diversificado de empresas, como a de telecomunicações espanhola Cellnex, a francesa de software Mirakl e o banco de investimentos alemão Berenberg.

Essas empresas, juntamente com a Renault e a Meta, não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

'Estamos visando principalmente a versão do Parlamento Europeu porque eles decidiram passar de uma abordagem baseada em risco para uma baseada em tecnologia, que não estava no texto inicial', disse o ex-ministro digital da França e um dos três organizadores do a carta, Cedric O, à Reuters.

Ele, juntamente com Jeannette zu Fürstenberg, sócia fundadora da La Famiglia VC, e René Obermann, presidente da Airbus, organizaram o documento.

A carta alertou que, de acordo com as regras propostas pelo bloco, tecnologias como inteligência artificial generativa se tornarão fortemente regulamentadas e as empresas que desenvolverem tais sistemas poderão enfrentar altos custos de conformidade e riscos de responsabilidade desproporcionais.

Tal regulamentação pode levar empresas altamente inovadoras a transferir suas atividades para o exterior e investidores a retirar seu capital do desenvolvimento da IA ​​europeia em geral, afirmou.

'Estou convencido de que eles não leram o texto com atenção, mas reagiram ao estímulo de alguns que têm interesse neste tópico', disse à Reuters Dragos Tudorache, que coliderou a redação das propostas do bloco. As sugestões feitas na carta já estão no projeto de lei, disse.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. projeto da ue para regras de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.