Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Putin acusa Ocidente de 'terror' e pede que promotores sejam duros

Placeholder - loading - Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante encontro com procuradores russos em Moscou 25/04/2022 Sputnik/Sergey Guneev/Kremlin via REUTERS
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante encontro com procuradores russos em Moscou 25/04/2022 Sputnik/Sergey Guneev/Kremlin via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

LONDRES (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, acusou nesta segunda-feira o Ocidente de tentar destruir a Rússia e exigiu que promotores adotem uma linha dura com o que ele classificou como tramas arquitetadas por espiões estrangeiros para dividir o país e desacreditar suas Forças Armadas.

Falando a importantes promotores da Rússia e observado por seu ministro da Defesa, Putin acusou o Ocidente de incitar ataques a jornalistas russos.

Ele disse que o Serviço Federal de Segurança (FSB), o principal sucessor da KGB da era soviética, impediu nesta segunda-feira uma tentativa de assassinato por um 'grupo terrorista' contra um famoso jornalista de TV russo nomeado pela mídia estatal como Vladimir Solovyev.

'Eles passaram para o terror -- para preparar o assassinato de nossos jornalistas', afirmou Putin sobre o Ocidente.

Solovyev é um dos jornalistas de rádio e TV mais influentes da Rússia e o apresentador de talk shows cujos convidados muitas vezes depreciam a Ucrânia e justificam as ações de Moscou no país vizinho.

Putin, um ex-espião da KGB que governa a Rússia como líder supremo desde o último dia de 1999, não forneceu provas de imediato para sustentar suas declarações, e a Reuters não conseguiu verificar imediatamente as acusações.

Solovyev não pôde ser imediatamente contatado para comentar.

Putin disse que o Ocidente percebeu que a Ucrânia não poderia vencer a Rússia na guerra, então mudou para um plano diferente -- a destruição da própria Rússia.

'Outra tarefa veio à tona: dividir a sociedade russa e destruir a Rússia por dentro', afirmou Putin. 'Não está funcionando.'

Putin disse que organizações de mídia estrangeira e mídias sociais foram usadas por espiões do Ocidente para fazer provocações contra as Forças Armadas da Rússia.

Os promotores devem reagir rapidamente a notícias e relatos falsos que minam a ordem, afirmou Putin, sem dar exemplos específicos.

'Eles geralmente são organizados principalmente no exterior, organizados de maneiras diferentes -- ou a informação vem de lá ou o dinheiro', disse Putin. Os promotores devem combater o extremismo 'mais ativamente', acrescentou.

Poucos dias depois de ordenar a invasão da Ucrânia, Putin assinou uma lei que impõe pena de prisão de até 15 anos por espalhar intencionalmente notícias 'falsas' sobre os militares.

A Rússia diz que a mídia ocidental tem feito uma narrativa excessivamente parcial da guerra na Ucrânia que ignora amplamente as preocupações de Moscou sobre a ampliação da Otan e o que diz ser a perseguição de pessoas que falam russo na Ucrânia.

A Ucrânia, que nega discriminação contra falantes de russo, não respondeu imediatamente à declaração de Putin.

A invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro matou milhares de pessoas, deslocou outros milhões e aumentou o medo de um confronto mais amplo entre a Rússia e os Estados Unidos -- as duas maiores potências nucleares do mundo.

Putin diz que a 'operação militar especial' na Ucrânia é necessária porque os EUA estavam usando a Ucrânia para ameaçar a Rússia e que a Ucrânia é culpada do genocídio de pessoas que falam a língua russa.

A Ucrânia afirma que está lutando contra uma apropriação de terras pela Rússia e que as alegações de genocídio de Putin são absurdas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. putin acusa ocidente de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.