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Queen anuncia relançamento da coletânea de estúdio para novembro

O grupo acaba de divulgar a novidade em suas redes sociais

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Uma nova coletânea de luxo com itens inéditos, nomeada ‘The Queen Studio Collection’, será relançada mundialmente para o público no dia 12 de novembro. A box originalmente foi lançada em setembro de 2015, mas devido à grande demanda dos fãs e com o produto completamente esgotado, foram refeitas unidades limitadas que já estão disponíveis para encomenda.

Relembre o trailer do lançamento:



O conjunto conta com 15 álbuns em 18 LPs de vinil, um livro de capa dura de 108 páginas (12 x 12) ricamente ilustrado apresentando introduções de cada álbum, citações do próprio Queen, letras escritas à mão, fotografias raras, memorabilia e informações sobre singles e vídeos. Além dos arquivos pessoais de Brian May, Roger Taylor e alguns fãs generosos.

O grupo sempre teve certo apreço pelo disco de vinil, já que foi por meio dele que eles começaram a criar seus projetos no início de sua carreira, em 1970. Na época os álbuns da banda eram lançados originalmente em vinil, mesmo vivenciado a Era dos CDs, por isso os dois álbuns finais, 'Innuendo' e 'Made In Heaven', foram formatados com o CD em mente e depois adaptados para serem encaixados nos dois lados de um álbum de vinil.

Pela primeira vez, nessa nova edição da coletânea, esses dois álbuns foram cortados por inteiro como LPs de vinil duplo - quatro lados cada. Além dos diversos recursos especiais que o box-set oferece, o que mais impressiona é o vinil colorido. Este foi projetado especialmente para colecionadores, com cada álbum em uma cor diferente, mas não deixando de seguir a arte original, assim proporcionando uma experiência única de gravador já que se utiliza uma nova tecnologia de material que garante a qualidade do som.

Outra surpresa é que como muitos sabem, o disco ‘Queen II’ originalmente nunca teve um ‘lado A’ ou ‘lado B’ designado - mas ‘Side White’ e ‘Side Black’. E nesta nova edição, o álbum foi dividido em dois discos separados, um preto e um branco, cada terá uma gravura personalizada no verso, servindo como um bom bônus para colecionadores.

Essa coleção levou cerca de 5 anos para ser construída e envolveu um trabalho extensivo e bem meticuloso no processo de masterização por parte da equipe de produção. Segundo o site oficial do grupo, a primeira etapa trabalhada foi a pesquisa de fita, onde foram localizadas e confirmadas as versões ideais e as melhores fontes para todas as faixas. Durante esse período, o sucesso Under Pressure e mais cinco faixas do álbum ‘Innuendo’ foram melhoradas após a descoberta de melhores fontes.

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Toque para aumentar

O processo de masterização de áudio

Garantindo uma melhor qualidade na masterização da música, a equipe da banda contou com a ajuda de diversos vários engenheiros especializados de renome mundial que enviaram seus melhores esforços nas canções. Após testes de comparação, o trabalho vencedor selecionado foi de Bob Ludwig, engenheiro de som conhecido mundialmente que chegou a trabalhar com diversos outros como Led Zeppelin e David Bowie, além de já ter recebido prêmios do Grammy Award onze vezes. Assim Ludwig foi convidado a dominar todo o catálogo para este projeto.

O plano a princípio era dominar o projeto por inteiro direto das fitas de mixagem analógicas, mas a maioria sofreu os efeitos do tempo e foram necessárias restaurações. Diversos problemas foram encontrados, como erros de velocidade, áudio ausente, cliques recém-revelados, entre tantos outros ruídos indesejados.

Assim, toda a restauração foi então realizada no domínio digital, e o vinil foi cortado desses arquivos aperfeiçoados com o mais leve dos toques, respeitando os originais, e os mestres resultantes são, sem dúvida, os melhores de todos os tempos.

O Corte físico

Para esse processo, havia apenas um homem responsável, Miles Showell, do famoso Abbey Road Studios, em Londres, quem aperfeiçoou a técnica de corte à meia velocidade. Showell executa o arquivo fonte e o torno de corte a 50% da velocidade normal, ou seja, significando o dobro da precisão no corte, resultando em uma reprodução superior da música através da caneta em seu toca-discos.

O engenheiro de corte utilizou um torno Neumann VMS80 com excelente manutenção e amplificadores de cabeça de corte equipados com filtros RIAA personalizados. Esses filtros foram otimizados para um som mais limpo. Ele começou cortando os álbuns em discos de acetato para verificar o processo de cada faixa, e somente depois de corrigir quaisquer outros problemas específicos do vinil, cortou as lacas para serem enviadas para a fábrica.

Outros testes foram realizados antes de se decidir fabricar na Optimal na Alemanha. Essa fabricante possui boa reputação quando se refere a impressões de qualidade audiófila, além da capacidade incomparável de imprimir e produzir todos os elementos contidos no box set. A equipe a banda Queen trabalhou em colaboração com os técnicos da empresa alemã em um programa de controle de qualidade bem exaustivo, onde testes de prensagem de cada disco, em vinil preto e colorido, foram verificados para minimizar o ruído indesejado.

Para mais informações sobre o grande projeto e como pré encomendá-lo, acesse o site oficial da banda.

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EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

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