Steve Scalise e Jim Jordan tentam chegar à Presidência da Câmara dos Deputados dos EUA
Publicada em
Atualizada em
Por Moira Warburton e David Morgan e Richard Cowan
WASHINGTON (Reuters) - A disputa para substituir o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, tomou forma nesta quarta-feira, quando Steve Scalise, o segundo republicano da Câmara, e Jim Jordan, um dos principais antagonistas do presidente democrata Joe Biden, disseram que irão tentar conquistar o cargo.
Aos dois deputados poderão se juntar vários outros candidatos numa possivelmente longa e confusa batalha para preencher o cargo na Câmara, onde os republicanos detêm a maioria.
A remoção histórica de McCarthy na terça-feira, impulsionada por republicanos, marcou a primeira vez que a Câmara removeu seu líder de um cargo que é o segundo na linha de sucessão do presidente, depois da vice-presidente.
Os republicanos marcaram para 11 de outubro a votação para escolher um sucessor e devem se reunir no dia anterior para ouvir seus candidatos.
Scalise, de 57 anos, que tem recebido tratamento contra o câncer, há muito é considerado o herdeiro natural de McCarthy e tem se reunido em privado com os republicanos para obter apoio para a sua candidatura. Ele é visto como mais conservador do que McCarthy.
Ele foi gravemente ferido em 2017, quando um homem que havia criticado os republicanos nas redes sociais atirou nele e em outros parlamentares do partido enquanto eles treinavam para um jogo de beisebol.
'Todos nós precisamos nos unir e seguir na mesma direção para colocar o país de volta no caminho certo', escreveu ele numa carta aos republicanos.
Jordan, de 59 anos, um conservador combativo ex-lutador universitário de Ohio, liderou investigações sobre o governo Biden e ganhou destaque como líder vocal da ala direita do partido antes de formar uma aliança com McCarthy. Ele é conhecido por evitar paletós e um apoiador destacado do ex-presidente Donald Trump.
Como presidente do Comitê Judiciário, ele está envolvido na investigação sobre o impeachment de Biden e se envolveu com promotores estaduais que entraram com processos criminais contra Trump.
'Podemos nos concentrar nas mudanças que melhorem o país e unir-nos para oferecer soluções reais. Mas, independentemente do que fizermos, temos de o fazer em conjunto, como uma bancada', escreveu aos republicanos.
Ambos enfrentam desafios potenciais.
Jordan é visto por alguns moderados como tendo ido demais para a direita, e por alguns radicais como muito próximo de McCarthy. Scalise é visto pelos aliados de McCarthy como não tendo feito nada para o ajudar durante o desafio da liderança e enfrenta questões sobre sua capacidade física para desempenhar o cargo, de acordo com um parlamentar republicano que falou sob condição de anonimato.
O deputado Kevin Hern, que lidera um grupo para parlamentares conservadores, também disse que estava considerando se candidatar.
O deputado Patrick McHenry está atuando temporariamente como presidente da Câmara após a remoção de McCarthy.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO