Robô ajuda enfermeiros nos Estados Unidos
Nomeado de Moxi, assistente robótico atua no Texas
Publicada em
Segundo publicação do jornal colombiano ‘’ El Tiempo’’’, a máquina trabalha em áreas logísticas e rotineiras de três hospitais, no Texas, nos Estados Unidos.
O dispositivo auxilia a equipe de enfermagem a realizar as tarefas mais mecânicas e tediosas, como, pegar suprimentos e levá-los aos quartos, transportar mostras de laboratórios, entregar roupas de cama diariamente, assim, os enfermeiros podem se dedicar bem mais aos pacientes.
Moxi é uma base móvel e tem uma tela, localizada na cabeça, que, aliás, funciona como um rosto expressivo, dotado de inteligência artificial (IA), social e capacidade de aprendizagem guiado por pessoas.
Um detalhe interessante: o dispositivo, que, segundo seus criadores, Diligent Robotics (DR), pode colaborar com a redução de custos e melhorar cada vez mais a forma que o doente é cuidado, possui estatura e tamanho parecido a de um ser humano.
Ainda de acordo com os inventores, Moxi não foi projetado para interagir e ter contato direto com pacientes, mas, está fazendo sucesso e se tornando uma tecnologia bem quista pelos enfermos dos locais onde atua.
A empresa responsável pela criação, também, declarou estar impressionada com o impacto positivo do Moxi, que, geralmente, fascina os pacientes.
Então, a companhia programou o robô para que realize periodicamente uma ‘ronda social’ para cumprimentar a todos.
Para, Aliya Aaron, diretora de AMR Healthcare Consulting, organização de tecnologia médica relacionada com o projeto, os testes com o assistente no Hospital Texas Health Presbyterian Dallas, por exemplo, demonstraram que ele funciona como uma espécie de ‘terceiro braço’ em que se pode confiar.
É importante lembrar que nos Estados Unidos o setor de enfermagem está ‘esgotado’, desse modo, os profissionais da área precisam fazer N funções.
SALA DE BATE PAPO