Roteiro de viagem pela Costa Amalfitana
A paradisíaca região é um dos destinos mais famosos do país
Publicada em
Localizada ao sul de Nápoles na região da Campânia, Itália, a região abriga uma das paisagens naturais mais exuberantes do país. Tanto é que o lugar é considerado patrimônio da UNESCO, justamente por seu cenário deslumbrante de mares límpidos, enormes montanhas e destinos repletos de história. Todo o local é banhado pelo Mar Mediterrâneo, fazendo com que o lugar seja ideal para se deliciar com as belas praias nas férias de verão.
Viajar para a Costa é uma experiência espetacular, que proporcionara ao turista uma vivência completa. Desde visitas aos mais diversos cenários ao longo de suas cidades, até uma boa imersão cultural em suas construções e vilarejos, e claro, uma degustação de sua excelente gastronomia.
O ideal para começar esse planejamento é escolher a época na qual viajar e as cidades pelas quais passar. Períodos muito recomendados variam entre primavera (março a junho) e o outono (setembro a dezembro), já que os verões podem ser muito secos e quentes, com termômetros acima de 30ºC. As cidades que remendaremos a visita serão Positano, Amalfi e Sorrento, destinos extremamente charmosos e imperdíveis.
LEIA MAIS: ROTEIRO DE VIAGEM POR ROMA
Como chegar e se locomover
O mais indicado é traçar um caminho a partir de Nápoles, já que é uma cidade grande, capital da região e que possui um aeroporto internacional de fácil acesso. Isso quer dizer também que ao chegar o viajante não encontrará dificuldades em se dirigir à Costa, podendo fazê-lo com auxílio de trens que ficam no próprio aeroporto.
A partir dali é possível pegar um trem da estação Napoli Piazza Garibaldi direto para Sorrento, o trajeto leva em média 1h15, porém também é possível ir de barco até Sorrento (45 minutoS), ônibus (1h36) e também de táxi ou carro (50 minutos). Há também o translado, que sai direto do aeroporto e leva o passageiro direto ao destino, o percurso dura por volta de 1h15.
Sorrento
Embora a cidade não esteja geograficamente localizada na Costa Amalfitana, é um ótimo local de partida para começar a explorar as belezas da região, além de contar com cantinhos maravilhosos que são absolutamente imperdíveis. Começando, claro, pela rua principal do loca, o Corso Italia. A movimentada avenida é o coração da cidade, onde encontram-se todas as lojas e deliciosos restaurantes.
Lá é proibida a circulação de meios de transporte, sendo assim uma via pedonale (apenas para pedestres). Isso faz com que o viajante possa prestar mais atenção em todos os detalhes da rua, que é famosa por seus pés de limão siciliano com frutos ao longo de toda sua extensão.
Com em torno de 15 mil habitantes, a cidade portuária é um charme completo! Por isso, o ideal é aproveitar muito os arredores do local, o que nos leva até o verdadeiro coração de Sorrento, a Piazza Tasso. A praça é conhecida por comportar a parte histórica e turística da cidade e de acordo com algumas avaliações de turistas, é uma “Praça com diversos bares e restaurantes, ótimo para conversar e ver o movimento da cidade. Não é barato, mas faz parte do circuito turístico”, fazendo da parada um ponto obrigatório.
Atrás da Piazza fica o Vallone dei Mulini, um vale histórico na cidade. A ausência de “contaminação” urbana permitiu o crescimento de várias plantas de extrema beleza e raridade, assim, o vale de Sorrento tornou-se uma verdadeira atração turística. O acesso ao miranbte é totalmente gratuito e é sugerido que leve um smartphone ou uma boa máquina fotográfica, já que é um dos lugares italianos mais bonitos de todos os tempos!
Amalfi
A cidade, que tem cerca de 5 mil habitantes, que dá nome a esse sensacional litoral italiano é uma das mais importantes da Costa Amalfitana. É um destino pouco usual ao viajar para a Itália, mas Amalfi comporta uma enorme variedade de passeios, paisagens e cultura que atraem e muito os visitantes.
A primeira parada, recomendadíssima, é o Duomo di Sant’Andrea, uma construção do século IX. Localizado no centro da cidade, a catedral está aberta todos os dias, durante a semana é concedida entrada gratuita, para acessar o Museu e o Claustro do Paraíso há um ingresso de 3 euros. Além deste ser um passeio super especial, por abordar obras religiosas, é também a oportunidade de estar em contato com um dos monumentos mais lindos de todo o país.
Horário de funcionamento da Catedral de Amalfi
- Todos os dias de março a junho 9:00 - 18:45
- Todos os dias de julho a setembro 9:00 - 19:45
- Todos os dias de novembro a fevereiro 10:00 - 13:00 e 14:30 - 16:30
Outra parada obrigatória são as maravilhosas praias da região, aproveitá-las é essencial! O mar é colorido por águas de um azul deslumbrante e conta com uma enorme extensão de pequenas pedrinhas cinzentas. As principais são a Praia de Marina Grande e Praia Duoglio e o recomendado é passar alguns dias para desfrutar de uma experiência completa.
Positano
A cidade é extremamente charmosa, possui restaurantes absolutamente românticos, que servem vinhos incríveis e frutos do mar frescos. Além disso, conta com vilas repletas de butiques elegantes que vendem sandálias de couro artesanais e cerâmicas, sempre seguindo a temático do limão siciliano. Ideal para uma lua-de-mel ou um pedido de casamento, esse destino foi feito para os apaixonados.
A região é a mais procurada pelos amantes das por belezas naturais, graças ao seu estonteante horizonte. Lá também é ponto de partida para muitos passeios de barco, que param em White Grotta, Capri, Ilha de Capri e muitos ouros locais fantásticos. A excursão começa com um embarque em no centro de Positano ou um ponto de encontro para o porto de embarque de Massalubrense.
No passeio o viajante pode apreciar os principais pontos turísticos da região, como o Faraglioni e o Arco Natural. Além disso, é possível fazer paradas para nadar em grutas marinhas tranquilas, ter tempo livre para passear e fazer compras por conta própria em ilhas locais. Com uma duração de em média 9 horas, o passeio custa em média € 109 por pessoa.
Já na cidade, não deixe de fazer uma visita a Igreja de Santa Maria Teresa dell'Assunta. Um edifício datado do século X, é praticamente o símbolo de Positano: sua cúpula de majólica recebe os visitantes que vêm do mar e é o centro da cidade. É realmente lindo, brilhando sob a luz mediterrânea, com seus azulejos amarelos e verdes que lembram o sol e a vegetação de Positano.
Veja também:
PLAYLIST ANTENA 1: AS 10 MELHORES MÚSICAS DA LP
EM CAMPANHA PARA O FESTIVAL COACHELLA, BMW EXALTA MOBILIDADE ELÉTRICA COM MODELOS IX E I4
SALA DE BATE PAPO