Roteiro de viagem por Milão
A capital da moda é um luxo e abriga atrações deslumbrantes
Publicada em
Uma das cidades cosmopolitas mais descoladas do mundo, Milão fica localizada em uma das regiões mais populosas da Itália. Milão é uma cidade que também oferece uma grande oferta cultural e de lazer, e é justamente por ser tão multifacetada que faz brilhar os olhos dos viajantes interessados. Por isso, confira nossas dicas de pontos imperdíveis, repletos de cultura, moda e passeios incríveis.
Como chegar
Na cidade há dois aeroportos, Malpensa (o principal aeroporto da região) e Linate (um aeroporto menor, no qual chegam alguns vôos vindo das capitais européias). De Malpensa é possível pegar um táxi, que custara em torno de 100 euros, ou os ônibus, que ligam o aeroporto a Estação Central em 50 minutos e custam 10 euros uma viagem ou 16 euros ida e volta.
Já Linate, que se localiza mais próximo é possível pegar um ônibus padrão que te deixara próximo ao Duomo, custando por volta de 1,50 euros. Existem duas linhas possíveis, a 73 (45min) e a X73 (25min), e com pouca bagagem o transporte é uma ótima opção.
O que fazer
Duomo di Milano
A Catedral mais icônica da cidade é uma das igrejas mais famosas do mundo, além de ser o cartão postal da cidade. Feita no estilo gótico, é repleta de ornamentos medievais, tanto em seu interior, como em seu telhado.
Desde incríveis vitrais com histórias do Novo e Antigo Testamento, aos mosaicos do chão em mármore branco, preto e vermelho, de onde se elevam cinquenta e duas magníficas colunas. Além disso, não deixe de subir no telhado e contemplar a bela vista da cidade e conhecer a famosa La Madonnina, feita em cobre dourado com 4 metros de altura, é a santa protetora dos milaneses.
Galleria Vittorio Emanuele II
Na mesma praça do Duomo fica a imperdível Galleria, considerada a sala de estar de Milão, é uma passagem específica para pedestres. Coberta por uma estrutura de ferro e vidro, em forma de cruz com um octógono ao centro, sua construção começou em 1864. Ideal para fazer compras, o espaço comporta lojas de luxo, como Prada, Versace, Gucci, Tod's e Armani, que atraem milaneses e turistas. Feita em homenagem ao rei italiano Vittorio Emanuele II, é um dos mais antigos centros comercias do mundo e outro lugar icônico em Milão.
Castelo Sforzesco
Localizado em um belíssimo parque, o edifício foi construído nos anos 1450-66 por Francesco Sforza, onde ficava a fortaleza de Visconti.
O castelo costumava ser frequentado pela corte milanesa, que promovia diversos eventps e festas, até a invasão francesa no século XV e XVI. Depois disso foi usado principalmente por militares durante muitos anos, até ter sido devolvido ao povo milanês.
Atualmente é lar de diversas exposições culturais, abriga museus, bibliotecas e outras instituições. O ingresso custa 5 euros e vale para todos os museus de lá, mas também é possível conseguí-lo gratuitamente, no primeiro domingo, e na primeira e terceira terça-feira do mês, a partir das 14h.
Museus
Galeria de Arte Moderna de Milão
Inaugurada em 1865, a Galeria em Milão abriga 4000 obras de arte, e exibe obras do período Neoclássico ao Romantismo, até a Escapigliatura e o Realismo.
Informações:
Endereço: Via Palestro, 16, Milão, Itália.
Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo das 9h às 17h30.
Entrada: Adultos pagam 5 euros e crianças pagam 3 euros.
Última Ceia
Uma das obras-primas mais famosas do mundo, feita por Leonardo da Vinci em uma parede do refeitório do convento dominicano de Santa Maria delle Grazie. Pintada entre 1494 e 1498 sob o governo de Ludovico o Moro, representa a última "ceia" de Jesus e seus apóstolos.
Os ingressos para ver esta obra-prima podem sem reservados online, mas só são vendidos dentro de um pacote, portanto recomendamos combiná-lo com um audioguia de Milão ou com os ingressos para a Pinacoteca de Brera ou para a Pinacoteca Ambrosiana.
Navigli e Aperitivo
O bairro mais boêmio de Milão é conhecido por seus bares à margem do canal. O local é bastante movimentado a tarde e à noite, sendo o ambiente ideal para um bem happy hour. Fora os barzinhos, é cheio de lojas legais e galerias de arte alternativas, que atraem tanto os locais e turistas. Lá também acontece a Feira de Fuorisalone durante a semana de Design e onde, todos os sábados, um mercadinho vintage.
Já famosos aperitivos são uma tradição milanesa, acontecem no bairro e pagando por volta de 10 euros em diversos dos estabelecimentos que cercam o rio, o viajnate tem direito a comidinhas e petiscos tipicamente italianos. Não deixe de provar o delicioso Aperol Spritz, com uma bela bruschetta para acomopanhar.
Confira o vídeo para conhecer ainda mais essa fantástica cidade:
Veja também:
“IT’S ALL COMING BACK TO ME”: DRAMA COM TRILHA SONORA DE CÉLINE DION GANHA DATA DE ESTREIA
LETRA E TRADUÇÃO: BRUCE SPRINGSTEEN - LET'S BE FRIENDS (SKIN TO SKIN)
SALA DE BATE PAPO