Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia aprofunda crise energética da Europa com nova suspensão de gás

Placeholder - loading - Instalações do gasoduto Nord Stream 1  30/08/2022 REUTERS/Lisi Niesner
Instalações do gasoduto Nord Stream 1 30/08/2022 REUTERS/Lisi Niesner
Ver comentários

Publicada em  

Por Christoph Steitz e Nina Chestney

FRANKFURT/LONDRES (Reuters) - A Rússia interrompeu o fornecimento de gás pela principal rota de abastecimento da Europa nesta quarta-feira, intensificando uma batalha econômica entre Moscou e Bruxelas e aumentando as perspectivas de recessão e racionamento de energia em alguns dos países mais ricos da região.

Os governos europeus temem que Moscou possa estender a interrupção em retaliação às sanções ocidentais impostas após a invasão da Ucrânia e acusam a Rússia de usar o fornecimento de energia como uma 'arma de guerra'. Moscou nega ter feito isso e citou razões técnicas para cortes de fornecimento.

A gigante estatal russa de energia Gazprom disse que o Nord Stream 1, maior gasoduto que transporta gás para seu principal cliente, a Alemanha, ficará em manutenção de 31 de agosto até 3 de setembro.

O presidente do regulador de rede alemão afirmou que a Alemanha agora está mais bem preparada para as interrupções, já que seu armazenamento de gás estava quase 85% preenchido, e o país tinha suprimentos de outras fontes.

'Podemos tirar gás do armazenamento no inverno, estamos economizando gás (e precisamos continuar fazendo isso!), os terminais de GNL estão chegando e, graças a Bélgica, Holanda, Noruega (e em breve França), o gás está fluindo', disse Klaus Mueller no Twitter.

Outras restrições ao fornecimento de gás na Europa aprofundariam uma crise de energia que já provocou um aumento de 400% nos preços do gás no atacado desde agosto passado, pressionando consumidores e empresas e forçando os governos a gastar bilhões para aliviar o fardo.

Ao contrário da manutenção de 10 dias do Nord Stream 1 no mês passado, o trabalho mais recente foi anunciado com menos de duas semanas de antecedência e está sendo realizado pela Gazprom, e não por sua operadora.

Moscou, que reduziu o fornecimento pelo gasoduto para 40% da capacidade em junho e para 20% em julho, culpa problemas de manutenção e sanções que impedem a devolução e instalação de equipamentos.

A Rússia disse nesta quarta-feira que o governo alemão, não o Kremlin, está fazendo tudo o que pode para arruinar suas relações energéticas com Moscou.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

Com performances impactantes, prêmios históricos e homenagens emocionantes, o American Music Awards 2025 reafirmou seu papel como um dos maiores eventos da indústria musical. Billie Eilish consolidou seu reinado, Lady Gaga e Bruno Mars brilharam com uma colaboração inesquecível, e nomes como Taylor Swift, Rod Stewart, Jennifer Lopez e Janet Jackson mostraram por que seguem no coração dos fãs ao redor do mundo — e nas playlists da Rádio Antena 1.

Veja a seguir como foi a noite dos grandes vencedores e homenageados do AMAs 2025, evento realizado na noite de ontem, 26 de maio, no Fontainebleau Las Vegas, com apresentações marcantes, surpresas e celebrações que movimentaram o mundo da música internacional.

Jennifer Lopez Brilhou Como apresentadora e Abriu a Noite com Espetáculo Impactante

Além de conduzir com carisma e elegância a cerimônia do American Music Awards 2025, Jennifer Lopez roubou a cena logo na abertura do evento com uma performance de tirar o fôlego. Em um medley explosivo de seis minutos, a estrela do pop percorreu os maiores sucessos do ano – com direito a coreografias ousadas, pirotecnia e um momento que viralizou nas redes sociais: Lopez beijou dois de seus dançarinos durante a apresentação. O show incluiu trechos de hits como Die With a Smile, a poderosa colaboração entre Lady Gaga e Bruno Mars, que mais tarde venceria na categoria de Melhor Colaboração e Melhor Videoclipe.

A performance estabeleceu o tom vibrante da noite e reforçou por que Jennifer Lopez segue sendo uma das figuras mais relevantes do pop internacional.

Billie Eilish Domina o American Music Awards 2025 em Noite de Consagração

Billie Eilish dominou o American Music Awards 2025 com uma performance histórica que consolidou seu lugar no topo da música pop contemporânea. A cantora venceu em todas as sete categorias em que foi indicada, incluindo os cobiçados troféus de Artista do Ano, Álbum do Ano — com o aclamado Hit Me Hard and Soft — e Canção do Ano, pelo single Birds of a Feather.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. russia aprofunda crise …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.