Rússia diz que Ucrânia fez novos ataques com mísseis e drones no sul
Publicada em
(Reuters) - A Ucrânia lançou repetidos ataques com mísseis e drones nesta quarta-feira na região de Belgorod, no sul da Rússia, disseram o Ministério da Defesa russo e autoridades locais.
O governador regional, Vyacheslav Gladkov, disse que a situação 'continua tensa' em Belgorod, onde a Rússia afirma que 25 civis, incluindo cinco crianças, foram mortos em ataques ucranianos no sábado.
Não houve notícias sobre vítimas dos últimos ataques.
Mais tarde, Gladkov disse que as autoridades estavam retirando moradores de perto de munições potencialmente não detonadas, e sapadores foram chamados para avaliar o perigo.
Técnicos de explosivos do Ministério da Defesa trabalhavam na eliminação de um projétil que não explodiu e cerca de 600 moradores de 323 casas em um raio de 500 metros foram retirados, disse Gladkov.
Várias outras aldeias foram atacadas nesta quarta-feira e uma linha de energia foi cortada, disse ele.
A escalada de ataques da Ucrânia a Belgorod durante o período do Ano Novo ocorreu no momento em que a Rússia lançou alguns dos ataques mais intensos desde o início da guerra, há quase dois anos. Kiev disse na terça-feira que a Rússia lançou mais de 300 drones de ataque e mísseis de vários tipos em cidades da Ucrânia desde a sexta-feira.
Belgorod, assim como outras regiões russas na fronteira com a Ucrânia, tem visto frequentes ataques de baixa intensidade desde o início da guerra, mas o de sábado foi de longe o mais mortífero. O presidente Vladimir Putin disse que isso 'não ficaria impune'.
(Reportagem de Lidia Kelly em Melbourne; reportagem adicional de Alexander Marrow)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO