Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia luta pelo controle de bastião ucraniano em Mariupol

Placeholder - loading - FILE PHOTO: People walk their bikes across the street as smoke rises above a plant of Azovstal Iron and Steel Works during Ukraine-Russia conflict in the southern port city of Mariupol, Ukraine May 2,
FILE PHOTO: People walk their bikes across the street as smoke rises above a plant of Azovstal Iron and Steel Works during Ukraine-Russia conflict in the southern port city of Mariupol, Ukraine May 2,
Ver comentários

Publicada em  

Por Natalia Zinets e Francesco Guarascio

KIEV/BRUXELAS (Reuters) - As forças russas batalharam, nesta quarta-feira, pelo controle do último bastião da cidade sitiada de Mariupol, na Ucrânia, segundo autoridades ucranianas, e a União Europeia propôs novas sanções contra Moscou que incluem um embargo gradual ao petróleo da Rússia.

Autoridades de Mariupol dizem que cerca de 200 civis, e também soldados ucranianos, ainda estão presos em uma grande rede de abrigos subterrâneos na siderúrgica de Azovstal, alvo de repetidos bombardeios das tropas russas.

Civis que foram retirados esta semana sob um acordo liderado pela ONU expressaram temor pelos que ainda estão presos no local.

“Deus me livre que mais bombas caíam próximas aos abrigos onde os civis estão”, disse Tetyana Trotsak, que estava entre dezenas de ucranianos que chegaram à cidade de Zaporizhzhia, controlada pela Ucrânia, na última terça-feira.

Após não conseguir tomar a capital Kiev nas primeiras semanas de um ataque que matou milhares de pessoas e destruiu cidades, a Rússia acelerou investidas nas regiões sul e leste da Ucrânia, onde a cidade portuária de Mariupol, no Mar de Azov, é o principal objetivo.

A Rússia declarou vitória em Mariupol em 21 de abril, após semanas de estado de sítio e bombardeios. A cidade é chave para as tentativas de Moscou de bloquear o acesso da Ucrânia ao Mar Negro --vital para exportações de grãos e metais-- e conectar territórios controlados por russos no sul e no leste da Ucrânia.

O Exército russo disse que pausaria sua atividade militar em Azovstal no período diurno da quinta-feira e nos próximos dois dias para permitir a retirada de civis.

“PUTIN PRECISA PAGAR”

Aumentando a pressão sobre a já combalida economia da Rússia, a UE propôs reduzir gradualmente as importações de petróleo e produtos refinados russos nos próximos seis meses, até o fim do ano.

“Putin precisa pagar um preço, um alto preço, pela sua brutal agressão”, disse a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a parlamentares da UE em Estrasburgo, citando o presidente russo, Vladimir Putin.

O plano, se for concordado por todos os 27 governos da UE, se juntaria a embargos dos EUA e do Reino Unido e seria um divisor de águas ao maior bloco comercial do mundo, que ainda é dependente da energia russa e precisaria encontrar fornecimentos alternativos.

O Kremlin disse que a Rússia estava ponderando várias respostas ao plano da UE, acrescentando que as medidas seriam custosas aos cidadãos europeus.

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, renovou o alerta de que Moscou buscaria atingir envios de armas dos EUA e da Otan à Ucrânia.

(Reportagem adicional de Pavel Polityuk e Tom Balmforth em Kiev, e Alessandra Prentice, em Zaporizhzhia)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

20 H
  1. Home
  2. noticias
  3. russia luta pelo controle de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.