Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia luta pelo controle de bastião ucraniano em Mariupol

Placeholder - loading - FILE PHOTO: People walk their bikes across the street as smoke rises above a plant of Azovstal Iron and Steel Works during Ukraine-Russia conflict in the southern port city of Mariupol, Ukraine May 2,
FILE PHOTO: People walk their bikes across the street as smoke rises above a plant of Azovstal Iron and Steel Works during Ukraine-Russia conflict in the southern port city of Mariupol, Ukraine May 2,
Ver comentários

Publicada em  

Por Natalia Zinets e Francesco Guarascio

KIEV/BRUXELAS (Reuters) - As forças russas batalharam, nesta quarta-feira, pelo controle do último bastião da cidade sitiada de Mariupol, na Ucrânia, segundo autoridades ucranianas, e a União Europeia propôs novas sanções contra Moscou que incluem um embargo gradual ao petróleo da Rússia.

Autoridades de Mariupol dizem que cerca de 200 civis, e também soldados ucranianos, ainda estão presos em uma grande rede de abrigos subterrâneos na siderúrgica de Azovstal, alvo de repetidos bombardeios das tropas russas.

Civis que foram retirados esta semana sob um acordo liderado pela ONU expressaram temor pelos que ainda estão presos no local.

“Deus me livre que mais bombas caíam próximas aos abrigos onde os civis estão”, disse Tetyana Trotsak, que estava entre dezenas de ucranianos que chegaram à cidade de Zaporizhzhia, controlada pela Ucrânia, na última terça-feira.

Após não conseguir tomar a capital Kiev nas primeiras semanas de um ataque que matou milhares de pessoas e destruiu cidades, a Rússia acelerou investidas nas regiões sul e leste da Ucrânia, onde a cidade portuária de Mariupol, no Mar de Azov, é o principal objetivo.

A Rússia declarou vitória em Mariupol em 21 de abril, após semanas de estado de sítio e bombardeios. A cidade é chave para as tentativas de Moscou de bloquear o acesso da Ucrânia ao Mar Negro --vital para exportações de grãos e metais-- e conectar territórios controlados por russos no sul e no leste da Ucrânia.

O Exército russo disse que pausaria sua atividade militar em Azovstal no período diurno da quinta-feira e nos próximos dois dias para permitir a retirada de civis.

“PUTIN PRECISA PAGAR”

Aumentando a pressão sobre a já combalida economia da Rússia, a UE propôs reduzir gradualmente as importações de petróleo e produtos refinados russos nos próximos seis meses, até o fim do ano.

“Putin precisa pagar um preço, um alto preço, pela sua brutal agressão”, disse a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a parlamentares da UE em Estrasburgo, citando o presidente russo, Vladimir Putin.

O plano, se for concordado por todos os 27 governos da UE, se juntaria a embargos dos EUA e do Reino Unido e seria um divisor de águas ao maior bloco comercial do mundo, que ainda é dependente da energia russa e precisaria encontrar fornecimentos alternativos.

O Kremlin disse que a Rússia estava ponderando várias respostas ao plano da UE, acrescentando que as medidas seriam custosas aos cidadãos europeus.

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, renovou o alerta de que Moscou buscaria atingir envios de armas dos EUA e da Otan à Ucrânia.

(Reportagem adicional de Pavel Polityuk e Tom Balmforth em Kiev, e Alessandra Prentice, em Zaporizhzhia)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. russia luta pelo controle de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.