Rússia não vê chance de Suíça liderar negociação de paz na Ucrânia, diz enviado
Publicada em
Por Gabrielle Tétrault-Farber
GENEBRA (Reuters) - A Rússia não considera haver qualquer chance de a Suíça liderar tentativas para firmar um acordo de paz na Ucrânia, disse um diplomata sênior russo nesta terça-feira, após Berna afirmar que planeja organizar uma conferência de paz de alto escalão sobre a Ucrânia nos próximos meses.
Autoridades suíças disseram que a Rússia provavelmente não participará, pelo menos no começo das negociações.
'Neste momento, não vemos nenhuma possibilidade de a Suíça assumir a liderança e organizar alguma coisa', disse Gennady Gatilov, representante permanente da Rússia na ONU em Genebra.
A Rússia, que lançou uma invasão contra a Ucrânia dois anos atrás, disse que a iniciativa suíça está fadada ao fracasso sem a participação de Moscou.
Gatilov afirmou que, embora Moscou não seja contra negociações para encerrar a guerra, não participará de conversas na Suíça, país que abdicou de sua neutralidade com a sua posição no conflito.
A Suíça adotou as sanções da União Europeia contra a Rússia devido à invasão e congelou cerca de 7,7 bilhões de francos suíços (equivalente a 8,53 bilhões de dólares) em ativos financeiros que pertencem a russos, o que Gatilov descreveu como 'dinheiro roubado'.
(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO