Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia promete 'vingança devastadora' se Ucrânia atacar ponte da Crimeia

Placeholder - loading - Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova em Moscou  4/4/2023   REUTERS/Maxim Shemetov
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia Maria Zakharova em Moscou 4/4/2023 REUTERS/Maxim Shemetov
Ver comentários

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - A Rússia alertou nesta sexta-feira que lançaria um 'ataque de vingança devastador' se a Ucrânia, apoiada pelo Ocidente, atacasse a Crimeia ou a Ponte da Crimeia, que liga o sul da Rússia à península do Mar Negro e já foi alvo de Kiev duas vezes.

Moscou disse acreditar que a Ucrânia, que recentemente recebeu dos Estados Unidos sistemas de mísseis guiados ATACM de longo alcance, está planejando atacar a ponte antes ou no dia 9 de maio, dia em que a Rússia comemora a vitória da União Soviética na Segunda Guerra Mundial sobre a Alemanha nazista.

A Rússia tomou e anexou a Crimeia da Ucrânia em 2014. Kiev tem dito repetidamente que considera ilegal a construção da ponte rodoviária e ferroviária, que foi usada no passado para transportar tropas e armamentos. A Ucrânia diz que quer a Crimeia de volta.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, listou declarações e publicações em mídias sociais de autoridades da Ucrânia e de países membros da União Europeia que, segundo ela, sugerem que a ponte está na mira de Kiev.

Em 1º de maio, o embaixador da Ucrânia na ONU, Sergiy Kyslytsya, publicou no X o que chamou de 'lista de 6 tipos principais de pontes para 2024' com um conjunto de imagens.

A imagem final, rotulada como 'Kerch', o nome da cidade da Crimeia em uma das extremidades da Ponte da Crimeia, foi deixada em branco, talvez sugerindo que ela seria destruída.

Alguns diplomatas e autoridades do Leste Europeu publicaram conteúdo semelhante.

'A ponte da Crimeia está mais uma vez na mira', disse Zakharova em uma coletiva de imprensa.

'Os preparativos para um ataque a ela, que é difícil de acreditar, estão sendo realizados abertamente, com bravatas ostensivas e com o apoio direto e descarado do Ocidente.'

'Gostaria de alertar Washington e Bruxelas que qualquer ação agressiva contra a Crimeia não só está fadada ao fracasso, mas também será recebida com um devastador ataque de vingança', disse ela.

Zakharova observou que o secretário de Relações Exteriores britânico, David Cameron, disse na quinta-feira que a Ucrânia tinha o direito de usar armas fornecidas pelo Reino Unido para atingir alvos dentro da Rússia, algo que ela afirmou ser uma prova de que o Ocidente está travando uma guerra híbrida contra Moscou.

A Crimeia fez parte do Império Russo e, posteriormente, da República Socialista Soviética Russa de 1783 a 1954, quando Moscou a presenteou para a então República Socialista Soviética Ucraniana, quando ambas faziam parte da União Soviética.

Moscou agora diz que essa decisão foi um erro.

A Frota do Mar Negro da Rússia, que tem sido repetidamente atacada pela Ucrânia, está baseada na Crimeia.

(Reportagem da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. russia promete vinganca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.