Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia reivindica captura de Soledar na Ucrânia; Kiev diz que luta continua

Placeholder - loading - 03/01/2023 Maxar Technologies./Divulgação via REUTERS
03/01/2023 Maxar Technologies./Divulgação via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Pavel Polityuk

KIEV (Reuters) - A Rússia disse nesta sexta-feira que suas forças assumiram o controle da cidade de Soledar, no leste da Ucrânia, reivindicando a primeira grande vitória de Moscou no campo de batalha em seis meses, mas Kiev disse que suas tropas ainda estão lutando na cidade.

A Reuters não pôde verificar imediatamente a situação em Soledar, uma cidade de mineração de sal que tem sido há dias foco de um ataque implacável da Rússia.

Se confirmada, a captura da cidade pela Rússia enfim daria a Moscou um troféu por uma das campanhas mais sangrentas da guerra, após grandes reveses no campo de batalha ao longo do segundo semestre de 2022.

Kiev e o Ocidente têm minimizado sua importância, dizendo que Moscou sacrificou uma série de soldados e mercenários em uma luta inútil por um deserto bombardeado, que não deve afetar a guerra de forma mais ampla, exceto na medida em que as enormes perdas minaram a força de pessoal em ambos os lados.

'A captura de Soledar foi possibilitada pelo constante bombardeio do inimigo por investidas e aviação militar, forças de mísseis e artilharia de um agrupamento de tropas russas', disse o Ministério da Defesa de Moscou.

Capturar a cidade possibilitaria o corte das rotas de abastecimento ucranianas para a cidade vizinha de Bakhmut, que é maior, e cercar as forças ucranianas remanescentes na área, disse o ministério. Moscou tenta há meses tomar Bakhmut.

Mas Serhiy Cherevatyi, porta-voz do comando militar do leste da Ucrânia, disse à Reuters por telefone que Soledar não foi capturada: 'Nossas unidades estão lá, a cidade não está sob controle russo'.

Uma autoridade ucraniana na área, falando sob condição de anonimato por não estar autorizada a falar com a imprensa, também disse à Reuters por telefone que os russos não haviam tomado totalmente a cidade.

'Na noite passada, o fogo de artilharia foi infernal, de ambos os lados. Pelo que sei, nossos meninos conseguiram sair de algumas partes (de Soledar) de maneira ordenada e agora grupos (de ataque) estão contra-atacando, mas ainda controlamos a cidade.'

Autoridades ucranianas disseram na quinta-feira que mais de 500 civis estavam presos dentro de Soledar, incluindo 15 crianças.

Em um discurso em vídeo transmitido à noite, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, agradeceu às duas unidades em Soledar que ele disse estarem 'mantendo suas posições e infligindo perdas significativas ao inimigo'. Ele não deu mais detalhes.

Após as forças ucranianas levarem a Rússia a realizar recuos humilhantes durante grande parte do segundo semestre de 2022, as tropas da linha de frente mal se moveram nos últimos dois meses.

Enquanto isso, as batalhas em torno de Bakhmut e Soledar se tornaram o que ambos os lados chamam de 'triturador de carne' -- uma guerra brutal de desgaste ceifando a vida de milhares de soldados.

(Reportagem de redações da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. russia reivindica captura de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.