Sade Adu completa 64 anos
Confira a homenagem especial da Antena 1 para a artista
Publicada em
A talentosa cantora Helen Folsade Adu, também conhecida como Sade, fez aniversário nesta segunda-feira (16/01). Conhecida por ser a voz por trás de vários hits atemporais, a vocalista e compositora da banda Sade chegou aos 64 anos com um nome consagrado no mundo do R&B e jazz. Por isso, a Antena separou os principais momentos da sua trajetória. Leia abaixo!
Nigeriana criada no Reino Unido, Sade cresceu ouvindo artistas do soul - de Marvin Gaye a Aretha Franklin. Ainda assim, decidiu seguir na carreira musical somente depois de ter estudado desenho de moda na Central Saint Martins, em Londres.
Foi quando entrou para a banda Pride no início dos anos 80, composta por alguns amigos da escola, que seu talento começou a chamar a atenção do público. A banda passou a chamar-se Sade, e conseguiu um contrato com a gravadora Epic Records no ano de 1983.
Mal sabia Sade que esses mesmos colegas permaneceriam ao seu lado enquanto ela alcançava a fama e se consolidava como uma das principais artistas dos anos 80. Colin Stuart Matthewman a acompanhou como compositor, saxofonista e guitarrista; Paul Spencer Denman foi compositor e baixista; e Andrew Hale compositor e tecladista.
No ano seguinte, o conjunto lançou seu primeiro disco, Diamond Life. A obra debutou no top 10 na Inglaterra, e hoje faz parte da Lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Relembre as principais canções do projeto:
A partir daí, a banda conquistou seu espaço com cada vez mais sucessos, incluindo o álbum Promise de 1985, que foi o primeiro a chegar ao topo da Billboard. Em uma onda de popularidade crescente, Sade ganhou o Grammy de Artista Revelação em 1986.
Ainda no mesmo ano, Sade começou a explorar sua afinidade com a atuação ao fazer parte do filme Absolute Begginers. Outro membro marcante do elenco é o grande nome do rock David Bowie. O filme conta a história de um jovem fotógrafo que se apaixona pela modelo que retratou e os desafios que surgem na relação quando ela começa a ascender no mundo da moda.
Entre os outros projetos da banda, destacam-se os discos Stonger Than Pride, de 1988, Love Deluxe, de 1992, e Lovers Rock, de 2000. O último foi promovido por meio de uma turnê na América do Norte.
Depois de um hiato de dez anos, a última atualização do grupo britânico foi o disco “Soldier of Love”. O projeto foi parar no topo da Billboard 200, e gerou uma turnê mundial. Pela Once In a Lifetime Tour, os integrantes fizeram três shows no Brasil em 2011. Também passaram outros países da América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania.
Não se pode descartar a possibilidade de que Sade se aposentou do mundo da música. Segundo a Billboard, a banda estava retomando os trabalhos no final do ano passado depois da finalização da reforma do Miraval Studios, na França. A própria Sade que inaugurou o estúdio, de acordo com o produtor Damien Quintard, corresponsável pelo estabelecimento. Entretanto, não saíram mais atualizações sobre o suposto projeto desde a entrevista realizada com os donos do espaço em outubro de 2022.
Lançando músicas novas ou não, é impossível negar que Sade é dona de uma voz única, potente e que carrega melodias graves com tranquilidade. Só por isso seu legado como uma das protagonistas da cena Jazz já está garantido. A vocalista marcou a vida de muitos ouvintes nos anos 80 e 90. Dessa forma, esperamos que os rumores das produções inéditas sejam confirmados. Até lá, continuaremos no aguardo.
Veja também:
NASCE TERCEIRO FILHO DO CANTOR JOHN LEGEND
LETRA E TRADUÇÃO: TOO LITTLE TOO LATE - JOJO
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO