Saiba mais sobre a rinite alérgica sazonal, comum entre o inverno e a primavera
Entre os sintomas, estão espirros, rinorreia e congestão nasal.
Publicada em
A rinite alérgica sazonal é bastante comum na transição entre o inverno e a primavera. A doença é caracterizada pela inflamação no nariz devido à exposição a alérgenos específicos.
Entre os sintomas, estão espirros, rinorreia e congestão nasal. Conjuntivite também pode ocorrer. Em alguns países, como no Japão, a rinite sazonal pode ser causado por pólen de plantas. No Brasil, no entanto, essa polenização não é tão característica.
“Por isso, a rinite sazonal pode ser causada por inúmeros outros fatores, como o mofo e o ácaro que estão mais evidentes nesta épocas do ano” explica a Dr. Janaína Rodrigues, otorrinolaringologista da Clínica Fares, graduada em medicina pela Universidade Federal da Paraíba e doutoranda em Otorrinolaringologia da USP.
A diferença entre a rinite alérgica sazonal e a rinite alérgica perene é que a primeira ocorre apenas em determinada época do ano, enquanto a segunda é constante e pode ocorrer em qualquer época.
E, para amenizar os sintomas, é recomendado fazer uso de antialérgicos orais e corticosteroides. “O que oriento é que, confirmada a incidência de rinite sazonal, o paciente já inicie seu tratamento um mês antes, continue por todo período e termine um mês depois para evitar os sintomas e possíveis complicações” orienta a médica.
Mas se os sintomas persistirem, é sempre indicado procurar ajuda médica.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO