Soprar vela de aniversário aumenta quantidade de bactérias no bolo
Apesar de aumentar consideravelmente a quantidade de bactérias no bolo, o ato não é capaz de disseminar doenças graves.
Publicada em
Um um estudo da Universidade de Clemson, da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, revelou que soprar velas de um bolo de aniversário é mais nojento do que se pensa. O ato aumenta em 1.400 por cento a quantidade de bactérias presentes na cobertura da sobremesa.
Publicada no periódico científico Food Research, a pesquisa envolveu a análise bacteriana de bolos de aniversário que tiveram e que não tiveram velas sopradas.
Mas as bactérias e microrganismos do sistema respiratório em questão não são prejudiciais, segundo os pesquisadores responsáveis pelo estudo. “Se alguém soprar 100 mil vezes uma vela, aí a chance de você ficar doente ao comer o bolo provavelmente seria muito mínima”, disse Paul Dawnson, professor de segurança alimentícia e coautor do estudo.
Vale ficar atento a doenças que se espalham pelo ar, como a gripe. Comer o bolo de aniversário soprado por uma pessoa gripada provavelmente aumentará a chance de contágio pelo vírus. Fora casos como esse, apesar do aumento de bactérias, não tem problema soprar a vela de aniversário.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO