'Stand Up For Ukraine': Global Citizen anuncia campanha em prol da Ucrânia
Artistas como Bruce Springsteen, Elton John e alguns integrantes do U2 estão na lista dos colaboradores
Publicada em
'Stand Up For Ukraine', anunciado na última sexta-feira (08), é um movimento da organização internacional Global Citizen em prol da Ucrânia. Este já é considerado como: “a maior manifestação de mídia social do mundo para ajuda aos refugiados”, a fim de mobilizar diversos artistas da música e celebridades ao redor do mundo para compartilhar mensagens em apoio e solidariedade aos povos ucranianos.
Segundo dados da ONU, cerca de 12 milhões de ucranianos necessitam de apoio e ajuda por conta da guerra, além do fato de que mais de 6,5 milhões são deslocados internamente. Nas últimas três semanas, aproximadamente, 3,5 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia e fugiram para países vizinhos, como a Polônia.
Consequentemente, esta crise requer bilhões, não só em financiamento, mas também no fornecimento de mantimentos básicos, como alimentos, medicações, entre outros. Assim, o Global Citizen iniciou o 'Stand Up For Ukraine', que convida os artistas participantes a usar as mídias sociais para pedir que nenhum refugiado seja deixado para trás, independentemente de seu país de origem.
Muitos defensores do projeto postaram vídeos de apoio em suas redes sociais com a hashtag #StandUpForUkraine e, assim, acabam compartilhando suas experiências em primeira mão, além de pedir aos líderes mundiais que tomem mais ações para ajudar os refugiados.
Confira a publicação oficial:
Para compartilhar o seu vídeo em prol do movimento, acesse aqui.
Em um discurso feito pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, no dia 26 de março, o político fez um pedido à comunidade internacional pela campanha e pela ajuda aos cidadãos impactados pela invasão russa. Em resposta ao apelo do líder de Estado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, em parceria com a Global Citizen, se reuniram em uma cúpula e anunciaram o evento de doação do ‘Stand Up for Ukraine’.
O evento aconteceu no sábado, 9 de abril, em Varsóvia, na Polônia, como uma oportunidade para líderes e corporações mundiais aumentarem o seu financiamento humanitário para civis vulneráveis impactados pelo conflito, além de outras prioridades humanitárias globais. A localização de Varsóvia é um "reconhecimento do papel essencial da Polônia no apoio aos refugiados que fogem da invasão da Ucrânia", conforme a Comissão Europeia disse em um comunicado.
“Ainda é preciso muito – e o bravo povo da Ucrânia merece solidariedade de cidadãos e governos de todo o mundo”, disse von der Leyen. “Juntos, podemos dar a eles um lar seguro e trazer um pouco de luz em suas vidas nesta hora sombria”, afirmou a profissional.
“Estou convidando todo mundo: músicos, atores, atletas, empresários, políticos, todo mundo”, disse Zelenskyy em seu discurso em vídeo. “Todo mundo que quer se juntar a este movimento e 'Stand Up for Ukraine'.”
Quem aderiu à campanha até agora?
Jesse McCartney
Jon Batiste
Jonas Brothers
Juanes
Julian Lennon
Kalush
Kesha
KD Lang
Lennon Stella
Leon Bridges
Lola Lennox
Little Big
Luis Fonsi
Luke Combs
MÅNESKIN
Masha Efrosinina
Max Kilman
Metallica
Michael Blackson
Mirai
Miyavi
Nicky Jam
Nigel Barker
Nikolaj Coster-Waldau
Noah Cyrus
Nuno Bettencourt
Ozzy Osbourne
Padma Lakshmi
Panic! At The Disco
Priyanka Chopra Jonas
Rachel Brosnahan
Radiohead
Rufus Wainwright
Ryan Tedder
Sarsa
Seth 'Freakin' Rollins
Shaquille O'Neal
SOFI TUKKER
Stevie Nicks
Sviatoslav “Svi” Mykhailiuk
Tame Impala
Third Eye Blind
Ukulele U
Usher
Vito Bambino
Vitaly Potapenko
Weezer
Within Temptation
Young Leosia
5 seconds of summer
Outras instituições privadas e não governamentais também anunciaram publicamente apoio à causa, como NBA, NBPA, NHL Alumni Association e WWE.
A campanha também é apoiada por Andrej Plenkovi, primeiro-ministro da Croácia; Mette Frederiksen, primeira-ministra da Dinamarca; Janez Janša, primeiro-ministro da Eslovênia; Alexander De Croo, primeiro-ministro da Bélgica; Jonas Gahr Støre, primeiro-ministro da Noruega; e Magdalena Andersson, primeira-ministra da Suécia.
Para fazer doações, acesse aqui.
Bono e The Edge compartilharam uma performance acústica do hit dos anos 2000 da banda U2, intitulado 'Walk On'. Em uma declaração anexa, eles escreveram: “O bravo povo da Ucrânia está lutando por sua liberdade – e pela nossa – diante de uma violência indescritível e uma invasão injusta. Mais de quatro milhões de pessoas, principalmente mulheres e crianças, tiveram que fugir para salvar suas vidas – uma população quase do tamanho da Irlanda. Os líderes mundiais devem se levantar e apoiar os ucranianos agora ... aqueles que estão lutando e aqueles que fugiram ... e apoiar os refugiados em todos os lugares que foram forçados a deixar suas casas e suas terras”.
“Estamos devastados ao ver o sofrimento das pessoas na Ucrânia à medida que este conflito se desenrola”, expressou Elton John em seu post. “Duas décadas atrás, nos comprometemos a aumentar a conscientização e fornecer apoio às pessoas que vivem com HIV na Ucrânia por meio [da Elton John AIDS Foundation]. Eles, e muitos mais, precisam de nossa ajuda agora mais do que nunca. Junte-se a nós e à Global Citizen enquanto #StandUpforUkraine para ajudar as pessoas cujas vidas foram viradas de cabeça para baixo e deixar tudo para trás por uma vida mais segura. Ninguém deveria ter que passar por esse tipo de tragédia.
Agora vamos usar nossas vozes para a mudança – compartilhe este vídeo ou aja com a Global Citizen – para que nossos líderes saibam antes da conferência de amanhã que precisamos que o mundo defenda a Ucrânia e apoie os refugiados”.
Confira mais publicações de alguns artistas:
Bruce Springsteen
Céline Dion
Madonna
Jon Bon Jovi
Katy Perry
Veja também:
SALA DE BATE PAPO