Startup de Berlim promete resolver a crise de escassez de água
Remova o sal da água e está resolvido o problema da escassez de água potável no mundo. Um processo lógico, cuja tecnologia existe, mas está atrelada a altos custos energéticos. Mas uma startup de Berl
Publicada em
Transcrito:
Remova o sal da água e está resolvida a crise global da falta de água. Esta é a promessa da dessalinização.
Mas, apesar das inovações tecnológicas, o processo está aquém das expectativas.
“Estudos sobre dessalinização do oceano pintam um quadro bastante crítico do processo.”
“O processo existe em outros países, mas é muito controverso na Alemanha.”
“...impacto na vida marinha, aumento do uso e custo de energia.”
Uma pequena startup em Berlim quer mudar isso.
Ali al-Hakim (Cofundador e CEO): “Meu nome é Ali al-Hakim. Sou cofundador e CEO da empresa Boreal Light. Eu me mudei da Alemanha Ocidental para Berlim. Deixe-me beber um copo d’água. Então, a água vem do tanque do poço para o sistema. Daqui vai para a pré-filtração. E depois que água estiver completamente livre de areia, ela vai para o filtro UV, para ficar completamente livre de bactérias e vírus. E depois passa pela bomba de pressão. Com 40 bares a água é pressionada às membranas, onde você separa o sal da água. É uma água limpa e dessalinizada, com energia limpa.”
Energia verde. Essa é a chave para o sucesso da empresa. Painéis solares como estes permitem que o processo funcione em regiões onde não há eletricidade e mantém baixo o custo da água.
Ali al-Hakim (Cofundador e CEO): “Obtemos água de graça, obtemos energia solar e eólica de graça, portanto conseguimos produzir mil litros por 50 centavos. Este preço é competitivo com a água limpa de rios ou poços”.
A Boreal Light leva água a 100 mil pessoas e planeja chegar a meio milhão até o final de 2022.
Veja também:
Escrito por DW
SALA DE BATE PAPO