O "aspirador gigante" contra o lixo nas praias
O "aspirador gigante" contra o lixo nas praias: o "Enviro Buggy" faz o trabalho de 30 pessoas ao filtrar microplásticos e recolher o lixo nas praias.
Publicada em
Transcrito:
Muitas pessoas têm aspiradores de pó para suas casas, mas quem tem um para a praia? Bem, na África do Sul, isso pode em breve se tornar uma tendência. Aqui, na Cidade do Cabo, o Enviro Buggy trabalha arduamente. Esse “aspirador gigante” faz o trabalho equivalente ao de 30 pessoas. Nenhum tipo de lixo escapa desta máquina, que também filtra a areia por onde passa.
Chris Krauss (Sea The Bigger Picture): “Mesmo com 100 pessoas [limpando] a praia, não estávamos causando o impacto que queríamos contra o microplástico. Então isso surgiu da tentativa de tornar a coleta de microplásticos muito mais eficiente e rápida”.
A cada ano, cerca de 100 mil toneladas de plástico acabam nas praias do país. O plástico coletado é levado para uma empresa de reciclagem. E pronto: os diferentes tipos de lixo são separados, mas nem tudo pode ser reciclado.
Chris Krauss (Sea The Bigger Picture): “Este aqui é um “ecobrick”: todos os plásticos que não podem ser reutilizados, reaproveitando ou reciclados vão para um deles e são prensados o máximo possível. Depois, eles são usados como material de construção em projetos locais e na comunidade”.
Antes, porém, os plásticos poderiam ter sido descartados na lixeira correta. Uma grande quantidade de plástico chega através dos canais. Para capturar o lixo, muitos usam redes simples, já outros coletam de forma voluntária e manualmente esse material. Conscientizar as crianças sobre o lixo é crucial.
Shamier Magmoet (Educador): “Uma vez que podemos ensinar a eles os perigos dos plásticos no mar, eles cuidam melhor de onde vivem e tentam impedir a propagação desse materiais. Então, em vez de jogar as coisas nas ruas ou praias, na verdade, vamos ensiná-los a descartar tudo de maneira adequada”.
A equipe está atualmente aperfeiçoando o Enviro Buggy. Em breve, eles querem produzir o “aspirador gigante” em larga escala para ajudar as praias da África do Sul a voltarem às condições originais.
Veja também:
Escrito por DW
SALA DE BATE PAPO