Stevie Wonder completa 73 anos: confira homenagem da Antena 1
Veterano na música, cantor é dono de hits como “Fingertips” e “Do I Do”
Publicada em
Hoje é dia de celebrar um dos artistas mais adorados da história da música: Stevie Wonder. O veterano completa 73 anos de idade acompanhado de diversos sucessos e um legado que ultrapassa gerações.
Stevie Wonder é nome artístico de Steveland Hardaway Morris. Nascido em 13 de maio de 1950, em Michigan, Estados Unidos, o artista é o terceiro em uma família de cinco filhos.
Wonder é cego de nascença. Nasceu prematuro de seis semanas e com isso, desenvolveu retinopatia da prematuridade, uma condição na qual o crescimento dos olhos é abortado e causa o descolamento das retinas.
Como muitos, Stevie Wonder deu seus primeiros passos na música, cantando na igreja. Com apenas quatro anos de idade, ele já era membro do coral da Igreja Batista de Whitestone. Além disso, também aprendeu a tocar piano e bateria ainda na infância.
A trajetória profissional teve início em 1961, quando Stevie tinha apenas 11 anos de idade. O jovem interpretou a música de sua autoria, "Lonely Boy" para Ronnie White, membro do grupo Miracles, e foi nesse momento que ele começou a ganhar reconhecimento no mercado. Ronnie, então, o apresentou para a gravadora Motown Records, despertando imediatamente o interesse dos executivos pelo novato.
Ao término de 1962, Stevie Wonder registrou seu primeiro álbum ao vivo intitulado "Recorded Live: The 12 Year Old Genius". Neste trabalho, uma canção em particular ganhou destaque: "Fingertips". Essa música se tornou um verdadeiro sucesso e alcançou o primeiro lugar na parada Billboard Hot 100 em 1963, quando Wonder tinha apenas 13 anos de idade, estabelecendo-o como o artista mais jovem a atingir o topo das paradas.
Em 1973, Stevie lançou seu primeiro álbum contemplado por um Grammy Awards. “Innervisions” recebeu a estatueta de álbum do ano na 16ª edição da premiação.
Além dessa, o artista venceu mais três categorias: Melhor Canção de Rhythm & Blues; Melhor Performance Vocal Masculina de R&B e Melhor Performance Vocal Masculina de Pop.
Essa não foi a única ocasião em que Stevie levou a categoria de álbum do ano para casa. Na 17ª edição do Oscar da Música, seu projeto “Fullfilingness' First Finale” foi contemplado, assim como “Songs In The Key Of Life”, em 1976.
No ano de 1982, Stevie Wonder lançou a canção "Do I Do". Com uma duração de 10 minutos e influências do funk, a música alcançou a segunda posição nas paradas de soul e a 13ª posição na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos.
Também nesse mesmo ano, ele estabeleceu uma parceria memorável com Paul McCartney. Juntos, eles lançaram "Ebony and Ivory", que foi reconhecida como um hino à harmonia racial na época.
Stevie Wonder chega a casa dos 73 anos com o impressionante peso de 74 indicações ao Grammy Awards e uma bela trajetória de vida.
Relembre algumas canções do aniversariante presentes na programação da Antena 1:
Veja também: BILLY JOEL COMPLETA 73 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM DA ANTENA 1
ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: IL VOLO
SALA DE BATE PAPO