Substância produzida pelo próprio corpo é capaz de derreter gordura
A descoberta abriria possibilidade para novos medicamentos para o emagrecimento.
Publicada em
Pesquisadores da Unicamp, em Campinas, descobriram uma substância capaz de estimular o “tecido adiposo marrom”, que é responsável por manter a temperatura corporal e acelerar a queima de gordura.
A descoberta da substância, que é produzida pelo próprio organismo, abre novas possibilidades para o desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de obesidade e diabetes.
"A interleucina-10 é produzida principalmente pelos órgãos do sistema de defesa do corpo contra infecções. E esses órgãos são distribuídos ao longo do corpo, principalmente na axila, pescoço, virilha. São os gânglios linfáticos", explica o pesquisador José Carlos de Lima Júnior.
Estudos em laboratório, com animais e células humanas, descreveram como a substância atua no tecido adiposo marrom para aumentar a queima de gordura.
Tecido adiposo marrom
O tecido adiposo marrom foi descoberto no organismo de seres humanos há dez anos. Até então, ele tinha sido visto apenas em roedores e animais que hibernam, fazendo com que eles produzam calor e impedindo a morte por hipotermia.
Ele funciona como uma espécie de "climatizador", já que o tecido adiposo marrom tem células que não deixam a gordura ficar armazenada, derretendo calorias de forma rápida. Fazer exercícios físicos auxilia na produção de tecido adiposo marrom no organismo.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO