#TBT: em 1976, Paul McCartney lançava o álbum Wings At The Speed Of Sound
Relembre os sucessos da banda do ex-Beatle
Publicada em
O quinto disco da banda de rock anglo-americana, Wings, foi lançado há 46 anos, quando o grupo se encontrava em seu auge de popularidade. Quase imediatamente após seu lançamento em março, o álbum atingiu o primeiro lugar na parada dos EUA – tornando-se o quarto consecutivo da banda - além de alcançar o número 2 na parada do Reino Unido.
A gravação da obra ocorreu entre janeiro e fevereiro daquele ano, em meio a uma pausa das turnês mundiais que a banda vinha fazendo. Como o tempo para finalizar tudo era curto, o conjutno decidiu que o processo teria de ser feito em um ambiente fácil e familiar, por isso escolheram o Abbey Road Studios, em Londres.
Todas as músicas foram compostas por Paul McCartney, ou feitas em colaboração do artista com outro membro do Wings. O álbum cria uma atmosfera gostosa, trazendo gama de vozes de diversos integrantes da banda, como na faixa "Must Do Something About It", performada pelo baterista Joe English.
Isso rebateu a reação de críticos que acreditavam que o Wings era apenas um veículo para Paul. O álbum superou expectativas e apresentou todos os membros da banda tendo os vocais principais em pelo menos uma música, e duas músicas do álbum são escritas ou co-escritas por outros membros da banda que não os McCartney.
Confira a faixa "Must Do Something About It":
Na época do lançamento a Rolling Stone descreveu o disco como “Um dia com os McCartneys”, e escreveu: " Let 'Em In " foi percebida como um convite para se juntar aos McCartneys neste dia de fantasia, com explicação de sua filosofia ("Silly Love Songs"), uma pausa para o almoço ("Cook of the House") e um chance de conhecer os amigos de McCartney (Denny Laine em "The Note You Never Wrote", Jimmy McCulloch em "Wino Junko".
O álbum foi um verdadeiro sucesso na carreira de Paul, tanto que foi o mais vendido de 1976. Dessa forma, a obra tornou-se a produção de McCartney nas paradas americanas de maior sucesso desde seus dias nos Beatles, estabelecendo-se por sete semanas seguidas no número 1 durante todo o verão. “Wings at the Speed of Sound” vendeu ao todo 3,5 milhões de copias ao redor do mundo apenas naquele ano.
Além disso, a criação também empatou com uma compilação dos Beatles também lançada em 1976, a “Rock ‘n’ Roll Music”. A obra dos Beatles que reúne sucessos prévios, uma daixa de Harrison e diversos covers originais de grandes compositores de rock and roll da década de 1950, chegou a segunda posição no Reino Unido. O álbum duplo ficou em uma posição de empate com a criação do Wings.
Esse grande estouro se deu pelos hits de sucesso presentes no trabalho, claro. Os principais e mais amados pelo público foram "Silly Love Songs", contemplados pelos críticos como um dos maiores sucessos de Paul e um dos singles mais vendidos de 1976. Em seguida vem o a música "Let 'Em In", que também escalou as paradas de singles.
Logo após essa excelente recepção o Wings finalmente foi para a América do Norte para a Wings Over America Tour, tocando os primeiros shows de McCartney lá em dez anos (após a turnê final dos Beatles na América em 1966) para uma reação eufórica; quatro seleções de Speed of Sound foram incluídas no setlist da turnê.
Confira todas as faixas do disco:
- Let’ em In
- The Note You Never Wrote
- She’s My Baby
- Beware My Love
- Wino Junko
- Silly Love Songs
- Cook of the House
- Time to Hide
- Must Do Something About It
- San Ferry Anne
- Warm and Beautiful
Bônus
Em 1978 a banda lançaria o álbum “London Town”, que contém o single de maior sucesso da história das rádios inglesas, “Mull of Kintyre”. Em questão de números, a canção superou qualquer coisa dos Beatles, além de ser o single mais vendido na história das paradas do Reino Unido.
Confira alguns dos hits de Paul McCartney que fazem parte da nossa programação:
Veja também:
IHEARTRADIO MUSIC AWARDS 2022: CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES
PRINCE GANHA EXPOSIÇÃO INTERATIVA EM CHICAGO NOS ESTADOS UNIDOS
SALA DE BATE PAPO